RESENHA 17: Cecelia Ahern - O Presente

Titulo: O Presente
Autora: Cecelia Ahern
Ano de Lançamento: 2013
Paginas: 317
Editora: Novo Conceito
Skoob 
Onde comprar 

Resenha:
Lou Suffern é perito na arte da dissimulação, um executivo bem sucedido, sempre sobrecarregado e imune ao espírito de natalino que encanta a todos ao seu redor.
Ele é o tipo clássico viciado em trabalho, que nunca tem tempo de sobra. Está sempre fazendo alguma coisa e, em alguns momentos, enganando sua devota esposa. Desde que começou a competir por uma importante promoção, mal é visto pela família.
Apesar de todo o distanciamento, em uma explosão bastante incomum de generosidade, ele arruma um emprego para Gabe, o sem-teto que vive próximo ao seu escritório.
A partir daí, apesar de sua vida milimetricamente organizada para ser produtiva e controlada, Lou passará a ver o mundo de outra forma: Gabe apresentará métodos pouco ortodoxos para mostrar ao teimoso amigo que o tempo é um bem precioso, que não deve ser desperdiçado.

Resenha:
  
“Às vezes é preciso se entregar a alguém para perceber quem você realmente é (pg. 14).”

É um livro comovente e que nos faz pensar a respeito de nossas próprias escolhas. O titulo é mais do que apropriado para descrever a trajetória de Lou, cujo único objetivo na vida é o trabalho e o sucesso.  Para Lou, o mais importante para sua família é o conforto, porém para sua família, o mais importante seria a presença de Lou, que não participa da vida dos filhos e da esposa, nem tão pouco de seus pais e irmãos.

“Pela primeira vez na vida, não conseguiu formular um único pensamento (pg. 297)."

Lou sabe de tudo o que acontece na empresa na qual trabalha, porém está sempre alheio aos acontecimentos de sua família. Quando conhece Gabe e lhe oferece um emprego, Lou acredita ter um aliado para atingir seus objetivos profissionais, mas ao longo das paginas, Lou começa a sentir desconfortável com a presença de Gabe, que sempre tem uma maneira sutil de afetar Lou quanto à suas escolhas, princípios e objetivos.

“Era como se, durante toda a sua vida, as pessoas lhe dissessem que o céu era azul e, pela primeira vez, ele realmente levantasse a cabeça e o visse com seus próprios olhos (pg. 223).”

Nas linhas de O Presente, pensamos sobre nossa própria trajetória, nossas escolhas e objetivos. A história de Lou nos faz pensar e refletir sobre nossa própria história.

“Cada segundo deixa uma marca na vida de cada pessoa (pg. 316)”.

Cecelia tem um talento espetacular para escrever sobre o cotidiano, tornando sua escrita envolvente e emocionante. O presente, ao mesmo tempo em que se torna uma leitura angustiante, nos enche de expectativa sobre os acontecimentos das próximas páginas.  É uma história marcante, contada de maneira surpreendente, envolvente e apaixonante.

“Eram apenas um truque com a ciência. Um truque com ciência. Consciência (pg. 293)”


16 comentários:

  1. OI Sophia, esse é mesmo um ótimo livro, mas todos os livros da autora são mesmo maravilhosos na minha opinião, então sou meio suspeita em comentar rs. Concordo plenamente com suas considerações, e ela tem mesmo uma escrita emocionante. E também acho legal que a gente pode refletir bastante nessa história..

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer!
      Amo os livros da Cecelia e também sou suspeitíssima par falar! É muito bom encontrar alguém que tenha tido a mesma visão que eu neste livro lindo!
      Bjo

      Excluir
  2. Olá Sophia,
    Ainda não li esse livro da autora, mas sou mega fã da Cecelia. Ela é uma das minhas autoras favoritas da vida, senão a favorita.
    Gostei muito de ler sua resenha sobre O Presente, que parece ser um livro delicado, emocionante e envolvente. Já tinha esse nome anotado e subirei na lista de prioridade, pois não posso esperar.
    Outro ponto que me agradou é o fato de o livro parecer fazer o leitor pensar sobre qual caminho sua vida está tomando.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Cecelia é minha autora favorita também. Tenho certeza que vai amar o livro e vai fazer vc refletir sobre várias questões! Bj e ótima leitura!

      Excluir
  3. Ai gente, ainda não consegui ler este livro. Mas desde a primeira vez que tomei conhecimento dele fiquei encantada. E se passa o Natal! Amo Natal!
    Amei saber que a leitura é surpreendente, envolvente e apaixonante.
    Tenho certeza que a leitura é perfeita.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai amar quando ler! Espero que pelo menos tenha lido outros da Cecelia! rsrsrs Ela é ótima e super recomendo a leitura, seja qual for o livro escolhido, Cecelia nunca decepciona! Bj

      Excluir
  4. OI!

    Confesso que não conhecia o livro e a caba está linda. Legal que o livro leve o leitor a reflexão sobre como esse esta levando sua vida, os caminhos que tem optado e o tempo que vai se esvaindo sem realmente construir algo substancial. E, o autor sobre colocar essa temático dentro do espirito natalino onde as pessoas estão mais suscetíveis e emotivas. No momento não sei se leria, mas mais para a frente talvez dê uma chance a essa obra. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Espero que tenha a chance de ler e que aprecie tanto quanto eu! Amo Cecelia!

      Excluir
  5. Olá

    Já tive oportunidade de ler esse livro mas por algum motivo nunca tive vontade sabe, mas lendo sua resenah creioq ue perdi um otimo volume pois é bem reflexivo e a autora tem uma escrita extraordinaria, agora fiquei com vontade, irei dar uma chance =)

    Everton equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everton!
      Não vai se arrepender! Cecelia é uma ótima autora e os livros dela são maravilhosos! Vai apreciar muito! Bj e ótima leitura!

      Excluir
  6. Olá, Sophia.

    Eu nunca li nada da Cecelia, mas vou começar mês que vem, quando receber o novo livro dela da NC.
    Sempre leio resenhas muito elogiosas sobre a escrita dela.
    Adoro quando livros fazem a gente refletir as nossas próprias atitudes.
    Ao ler o nome Lou só consegui lembrar de Como Eu Era Antes de Você! hahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que não conhece os livros da Cecelia! Quero muito saber sua opinião quando ler! Os livros dela nunca me decepcionam e já li quase todos os que foram publicados no Brasil! Bj e ótima leitura!

      Excluir
  7. Olá!! :)

    Nao conhecia a autora nem o livro... Mas ate fiquei curioos com esse talento da autora!! :) ahah QUero conferir esses elogios!! ahah

    Que bom que adoraste assim a escrita e a forma como tudo foi conduzido!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não acredito que não conhece a autora??? O livro mais famoso dela é P.S. eu te amo que inclusive virou filme, mas o filme é idiota demais, acabou com o livro! espero que leia em breve e estou ansiosa pra saber o que achou da autora! Bj e ótima leitura!

      Excluir
  8. Esse livro me persegue, sempre quando vou na livraria ele está em promoção mas eu nunca pego ele kkk, mas achei a premissa interessante, então quem sabe da próxima vez que vê-lo irei compra-lo.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oii!

    Eu tenho muita curiosidade em relação a esse livro.
    Confesso que a capa me desanima um pouco, mas a promissa parece ótima!
    Parabéns pela resenha! Muito bem escrita. Vou anotar a dica ;)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.