RESENHA 01: Amy Harmon - Beleza Perdida

Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar.
Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido.
Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.


Resenha:
São três personagens principais que marcam o livro: Ambrose, Fern e Bailey. Ambrose é o menino lindo, perfeito e inteligente que derrete o coração das meninas. Fern é a mocinha apaixonada por Ambrose, mas é o patinho feio do enredo. Bailey é primo de Fern e ambos tem a mesma idade.
"Ambrose era conhecido por sua força, sua boa aparência e sua capacidade atlética (...)."
"Pequena e pálida, com cabelo vermelho brilhante e características esquecíveis, Fern sabia que era o tipo de garota facilmente esquecida, facilmente ignorada, e nunca sonhada."
"A maioria das crianças com Distrofia Muscular não passam dos vinte e um anos, e os dias de Bailey estavam contados.(...) Mas para Bailey, a vida real era agora, neste instante, porque cada dia era um flash."
o Enredo do livro se desenvolve em torno do trágico 11 de setembro, portanto pode-se dizer que o livro tem dois momentos: antes e depois do fatídico 11 de setembro.
"Nos dias e semanas que se seguiram aos ataques de 11/09, a vida voltou ao normal, mas era como se algo estivesse errado (...)."
Depois da tragédia, a pacata cidade onde moram se sente vulnerável, pois suas esperanças e seus sonhos estão sob uma nuvem de incerteza sobre o futuro. Diante desse fato, cinco jovens, todos amigo inseparáveis decidem se alistar no exercito americano.
"Os meninos tinham acabado o treinamento básico e sua unidade havia sido convocada, apenas isso. Eles estariam entre os primeiros soldados que iriam diretamente para o Iraque."
Vão lutar no Afeganistão e faltando poucos dias para retornarem a seus lares, sofrem uma emboscada e quatro morrem, "era a morte. Era permanente. Portanto, não havia muito a fazer", ficando apenas Ambrose, dilacerado pela perda dos amigos queridos e também pela situação de como sobreviveu, com sequelas e cicatrizes que o acompanharão para o resto da vida.
"Uma cicatriz longa e espessa corria do canto da boca até a lateral de seu rosto, desaparecendo na bandana da cabeça. Seu olho direito era vítreo e fixo (...)."
O livro é lindo! Fala de superação, fala de esperanças, sonhos perdidos, de vidas que se foram! Apesar de conter uma estória triste, tem humor, romance e não é hot, é um romance leve e lindo.
O tema que dá movimento ao livro é o 11 de setembro, mas paralelo a isso, estão as perspectivas de cada um dos 3 personagens citados anteriormente, que complementam o contexto do livro.
Fern é o patinho feio que não se deixa enganar pela beleza externa; Ambrose é o menino perfeito que precisa reaprender a como re-viver depois do Iraque. E Bailey é o menino com uma doença degenerativa grave, que a cada dia vê seus músculos enfraquecerem, mas é também o pilar de sustentação para a relação entre Fern e Ambrose. É um trio que se complementa, que se une e se supera!
Livro magnifico, lindo, perfeito e não tem nada de A Bela e a Fera, como já vi alguns comentários. O livro fala de superação em vários sentidos, não apenas no aspecto da beleza perdida, mas de coisas que não se recuperam mais, como  a morte, por exemplo. Super recomendo, vale muito a pena ler!
"Acreditamos que há lições na perda, poder no amor, e que temos dentro de nós o potencial de uma beleza tão magnífica que o nosso corpo não pode contê-la."

Titulo: Beleza Perdida
Autora: Amy Harmon
Ano de Lançamento: 2015
Paginas: 336
Editora: Verus

2 comentários:

  1. Oi Sofia!! Aqui é a Paola Ricardo!!! Obrigada por me passar o link do blog!! Estou amando!!! E esta estória em particular me interessou muito!!! Vou procurar saber mais dele. Vlw pela dica!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sofia!! Aqui é a Paola Ricardo!!! Obrigada por me passar o link do blog!! Estou amando!!! E esta estória em particular me interessou muito!!! Vou procurar saber mais dele. Vlw pela dica!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.