RESENHA 10: Kevin Brooks - Lucas

Titulo: Lucas
Autora: Kevin Brooks
Paginas: 384
Ano de Lançamento: 2008
Editora: Rocco
Oferta 
Sinopse:
Uma história de amor e ódio
Num dia de verão, Caitlin vê Lucas, um jovem como outro qualquer, mas que a intriga e transforma algo dentro dela – curiosidade e medo se misturam e sentimentos, até então desconhecidos, despertam numa avalanche. Lucas tem uma personalidade forte e, ao mesmo tempo, serena, que incomoda e provoca o povo da ilha de Hale, que faz de tudo para livrar-se dele. Caitlin quer entender o porquê dessa repulsa e, embora não possa interrompê-la, decide não fazer parte daquilo e seguir seu coração. Este é o mote de Lucas – Uma história de amor e ódio, um romance forte, carregado de sentimentos, que reafirma o talento do inglês Kevin Brooks e sua sintonia com o público juvenil.

Resenha:
Livro denso, mas que vale a pena a leitura! 
"E então, de repente, o tempo e a distância pareceram avançar e ficamos no mesmo nível do garoto. Enquanto isso, ele virou a cabeça e olhou para nós. Não, não foi assim - ele virou a cabeça e olhou pra mim."
Não conhecia o autor, muito menos o livro quando tive conhecimento do mesmo. A sinopse e a capa me chamaram a atenção, comprei o livro e logo que chegou fui ler! O livro é denso... o tipo de livro que você lê e parece que não ai do lugar, mas não é monótono ou chato.
 "Eu precisava sair, andar na praia, sentir a brisa do mar nos meus cabelos e ouvir o movimento das ondas na areia. Precisava olhar o horizonte e imaginar o que havia além dele, olhar as aves, sentir que estava de volta ao lugar que pertencia."
O livro trata de questões como adolescência, família, relacionamentos e comportamento de grupo (tema estudado na psicologia). O enredo é bem construido e os personagens são bem marcantes. Mas o livro não é com uma história e com um final feliz, muito pelo contrario... é triste, revoltante, mas também tem pequenas coisas legais, coisas para se pensar.  
"As multidões são coisas estranhas. Uma multidão tem uma mente coletiva só dela, uma mente que ignora a consciência de suas partes constituintes e se atira às paixões mais inferiores." 
Como sempre comento nas minhas resenhas, para quem não gosta de livros com profundidade, livros que nos levam a refletir, que nos fazem pensar, não leiam porque não vão passar do primeiro capitulo. Agora, pra quem gosta de uma leitura mais profunda, com questões do cotidiano, cheio de reflexões e denso na sua escrita, vai adorar.
É um livro que todo adolescente deveria ler, mas duvido que algum adolescente aprecie a história!
 
"Eu estava de novo no meu quarto. Não era criança. Tinha quinze anos. Em menos de um ano, eu teria idade suficiente para me casar e ter meu próprio filho. A ideia me deu um arrepio na espinha."


50 comentários:

  1. Oiii Sophia, tudo bem?
    Eu também não conhecia o autor e nem o livro mesmo, e achei algumas partes com o enredo bem forte como tu falaste sobre a realidade de um adolescente. Faz muito tempo que não leio um livro assim.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu tenho esse livro, comprei porque achei a sinopse interessante (e porque custava 2 reais, hahaha). Eu ainda não o li e no momento não farei a leitura, porque procuro coisas mais leves. Mas espero gostar tanto quanto você quando começar essa obra.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse título, mas a sinope é bem intrigante pelo que pude perceber. Deve mesmo ser uma leitura bem densa, mas não tenho certeza se estou procurando uma leitura assim no momento. De qualquer maneira, vou anotar esse nome aqui, porque gosto de tramas que envolvam essa ambientação.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer!
      É um livro bem diferente de tudo o que já li! Gostei de ler, mas não leria de novo, pelo menos não por enquanto!Bj

      Excluir
  4. Vou te dizer: adoro histórias densas e tristes... tenho forte inclinação por histórias dramáticas, tanto que escrevi uma que, se torcer, sai lágrima do papel.. juro! Gosto também de histórias que envolvam a família e suas problemáticas, trazendo personagens que poderiam ser nós mesmos, nossos vizinhos, nossos pais.
    Com certeza vou querer desvendar mais sobre Lucas. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas o conteúdo do enredo me interessou e muito, ainda mais pelas questões por ele apresentadas. Definitivamente é o tipo de livro que me agrada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda!
    Gosto bastante de livros com uma temática mais profunda e que nos levam a refletir, então confesso que fiquei curiosa com essa leitura.
    A capa não chamou muito minha atenção, mas sua resenha abordou pontos cruciais do livro e que levo muito em consideração na leitura, então vou dar uma chance a leitura quando eu puder.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara!
      Espero que curta a leitura! aguaado comentários! Bjk

      Excluir
  7. Ainda não conhecia o livro e como você, só a capa me chamou atenção. Amo livros que nos fazem refletir, pensar, analisar e as vezes, mudam até nosso modo de ver s coisas. Senti um pouco falta de você falar mais sobre os personagens e enredos, mas estou bem curiosa para ler o livro.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Nas minhas resenhas não costumo fazer um resumo do livro, apenas as impressões que ele me causaram. Sei que muitos leitores preferem um resumo, mas não consigo escrever dessa forma, até pq se for tentar, vai ficar uma resenha gigantesca e também não gosto de textos longos demais, acho que cansa o leitor! Bj

      Excluir
  8. Oi Sofia.

    A sinopse realmente tem uma sinopse interessante e com a sua resenha da obra conseguiu chamar minha atenção, pois não conhecia o autor. É sempre bom ter livros que fazem o leitor refletir na estante. Dica anotada, quero conferir esta história.

    Bjos
    Histórias Existem Para Serem Contadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Kênia!
      Espero que vc curta a leitura! Aguardo comentários! Bj

      Excluir
  9. Olá!
    Eu não conhecia o livro e nem o autor. A história parece ser bem reflexiva e gosto de histórias que nos façam pensar e passe uma mensagem para o autor. Não gostei muito da capa, acho que se visse não me chamaria a atenção. Mas pela sua resenha acho que vale a pena dar uma chance a história.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Suelen!
      Se puder, dê uma chance ao livro e não esqueça de dizer o que achou!Bj

      Excluir
  10. Oi!

    Esse livro passa intensidade e densidade só pela capa. Não é uma leitura que eu farei para agora, mas com certeza tem uma premissa bacana. Às vezes é bom ler um livro mais pesado assim e que nos faz refletir. :)

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise!
      Espero que aprecie a leitura, quero saber o que achou, quando ler! Bjk

      Excluir
  11. Olá Sophia,
    Gosto muito de livros reflexivos e que me fazem pensar em certas coisas. Acho que tudo foi muito bem trabalho nesse livro e que ele é extremamente marcante e denso.
    É engraçado como pensamos que esse livro seria bom para um público, mas sabemos que o público não aproveitaria a história como ela merece.
    Adorei a premissa e anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      O livro aborda questões bem interessantes, espero que curta a leitura! Aguardo comentários! Bj

      Excluir
  12. Oiee ^^
    Eu adoro livros densos e profundos, principalmente os que têm personagens marcantes e bem desenvolvidos, o que parece ser o caso deste. Ainda não o conhecia, mas fiquei bastante curiosa para lê-lo já, tendo em vista que você gostou bastante da história. Espero gostar tanto quanto você :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh! Espero que vc aprecie tanto quanto eu! Boa leitura! Bj

      Excluir
  13. Oi!
    Eu já tinha visto a capa deste livro em uma estante amiga, e tinha me chamado bastante atenção, principalmente por tratar de um adolescente.
    Mas confesso que desainmei um pouco por ser um livro mais psicológico, com uma história mais densa, não que eu não goste, mas acredito que uma história dessa exige tempo e dedicação do leitor, principalmente após a leitura para refletir.
    mas mesmo assim dica anotada, se eu ver algum dia por aqui quem sabe eu não compro ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina! Concordo com vc, é preciso disposição para ler esse livro e não apenas curiosidade! Espero que um dia vc leia! Bj

      Excluir
  14. Oii!!

    Eu não conhecia a obra. Eu acho que é super importante um livro nos fazer refletir, porém isso tudo demandantempo pq é necessário ter uma dedicação maior a leitura.
    Gostei de saber que nesse livro e assim, maas não posso ler no momento justamente pela minha falta de tempo. Nas pretendo ler em breve

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Eu não tenho preconceito com histórias com finais tristes e as vezes acredito que um final triste é o melhor para o enredo que lemos ao longo de toda a história.
    Mas o fato de ser um livro que você lê, lê e não parede sair do lugar me desanimou um pouco. Vou deixar a dica passar .
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Ola lindona gostei muito da premissa do livro, e o fato de nos fazer refletir só reforça a intensidade da escrita do autor. Fiquei bem curiosa para entender mais um pouco sobre a personalidade do Lucas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu gosto desses livros que abordam esses assuntos e nos fazem refletir, então acho que esse seria uma boa opção de leitura para mim. Ainda não conhecia o livro e não tenho problemas com leituras densas.
    Gostei muito da dica.

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Gostei muito do tema abordado no livro, acho importante.
    Porém não sei se leria sem conhecer, pois essa capa não me chama atenção.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  19. Oiii,
    Não conhecia esse livro, ma achei bem interessante o tema e é sempre bom ler algo mais profundo mesmo.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Se tivesse que comprar pela capa, vou ser sincera, mas não compraria, mas ao ler sua resenha e saber do tema me interessei, gosto muito de livros com esse tema

    ResponderExcluir
  21. Este livro não para mim pelo fato de você informar que o final é triste e revoltante e digo sempre que leio para me distrair para ficar bem, livros que me deixam para baixo eu não os leio, pois na vida real basta olhar do lado que encontro motivos para ficar triste e muitas vezes chorar.

    Beijo
    Tânia Bueno Faces

    ResponderExcluir
  22. Oi Sophia, tudo bem?
    Esse parece ser um livro incrível. Amo histórias que tenham como personagens principais os adolescentes, histórias assim sempre me cativam rapidinho. Também gosto de livros que me faça refletir e que aborde muitas coisas do cotidiano. Espero ler em breve.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  23. Kevin passou a ser um nome assustador pra mim, despede precisamos falar sobre Kevin.
    Acredito que seja bem tenso isso... SERIÃO. Eu não leria pq apesar de amar livros profundos e amar mais ainda protagonistas masculinos, não tô no período pra ler esse tipo, tô querendo leituras rápidas... Aí não rolaria. Bjs Tayletitshine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu não me interessei tanto nessa história, mas parece ser bom para quem gosta do estilo. Vou indicar para alguns amigos.
    Muito boa sua resenha.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Esse livro parece ótimo. Fiquei bem interessada e quero ler.

    Beijos

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  26. Acho que não me interessaria pelo livro só pela capa, mas sua resenha me cativou. Eu gosto de livros profundos que nos fazem refletir. Adorei os quotes e espero lê-lo em breve.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  27. Eu gosto muito de livros com profundidade e que nos levam a refletir, mas não curto finais tristes e muito menos revoltantes... eu mereço finais felizes ao menos nos livros, mesmo que tenha que ver notícias ruins todos os dias na vida real... hehe... Que bom que gostou, que achou o enredo bem construído e os personagens marcantes, mas eu não leria.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas parece ter um enredo muito interessante, ainda mais porque gosto desse estilo de história mais densa. Só não gostei da capa, acredito que a editora poderia ter escolhido uma arte que chamasse mais atenção.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. OI linda,

    Se eu fosse julgar pela capa nunca leria haha. Achei bem estranha e desafiadora.
    Só que como gosto de alta profundidade nos livros que leio, esse já entrou na minha lista de leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Oi!
    Gosto de livro profundos e reflexicos só que costumo dar uma chance graças a capa e sinopse e mesmo com a sua resenha essa obra não chamou a minha atenção então no momento não a leria.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?

    Nossa, eu não conhecia esse livro e confesso que fiquei intrigada com essa capa e com essa trama. Parece mesmo ser uma leitura bem densa e acredito que valha a pena mesmo, como você disse. Bem, vou anotar o nome e assim que tiver a oportunidade lerei. Muito obrigada pela dica, querida.

    Parabéns pela matéria.
    Grande abraço
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  32. Oie, eu gosto de livros profundos, por isso esse já me interessou bastante, e gosto dos temas abordados, como família e relacionamentos. vou procurar saber mais sobre ele para comprar. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  33. Oie!!!
    Pela sinopse já havia percebido que este livro deve falar sobre os costumes da sociedade. Por sua resenha percebi que deve ser bem intendo e deve nos fazer refletir bastante.
    Não leria no momento, mas não descarto a leitura para um monento futuro!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e confesso que só lendo a sinopse não fiquei muito animada, mas lendo sua resenha fui animando. Eu gosto bastante de historias profundas, justamente porque elas nos fazem refletir e isso nos ajuda a aprender muita coisa. Alem disso gosto de historias tristes também, logo acho que essa seria uma leitura maravilhosa pra mim. Obrigada pela dica o/

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  35. Olá, eu não conhecia esse livro ainda e sabe que me interessei super por ele, parece ser uma obra incrível e eu adoro esse tipo de livro mais profundo, com assuntos sérios e que nos fazem refletir, daí já posso ver que esse é um livro que eu vou adorar!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  36. Oi Sophia, sua linda, tudo bem?
    A capa me deu medo, pensei que o personagem fosse um psicopata. Eu adoro livros que me incomodem, me façam questionar, refletir. Ainda mais quando se trata das situações de vida dos personagens. Por ser tão denso assim, tenho certeza de que irá me tocar. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Eu já passei da fase adolescente mas amo livros juvenis, e a premissa desse livro me agradou! Principalmente quando você disse em sua resenha que ele traz questionamentos e nos faz refletir, um livro profundo isso que gosto. Ando cansada de leituras rasas, gosto de livros que mexam comigo!
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  38. Oiiii

    Não conhecia esse livro mas não sei se o leria. Até curto estórias mais profundas que trazem questões para refletir mas a premissa não me empolgou sabe, até achei essa capa meio perturbadora kkkkk Mas fico feliz que você tenha gostado e acho incrível quando nos identificamos com os personagens.

    BJos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Olá, tudo bem?

    Gosto de livros densos e que carregam reflexões. Fiquei muito interessada em ler Lucas, e o nome do autor não me é estranho, vou procurar pelos outros livros dele.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.