RESENHA 03: Neil Gaiman - O Oceano no Fim do Caminho


Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Resenha:

Li esse livro a pedido de uma amiga que leu mas não entendeu nada do livro. Então me emprestou para que eu lesse e nós pudéssemos discutir o livro. Pois bem, li o livro, mas a discussão não rendeu frutos, pois eu também não entendi nada desse livro. Fica até difícil dizer se o livro é bom ou ruim, pois na verdade ele não é nem um, nem outro, é um livro estranho.
"Se você tivesse me perguntado uma hora antes, eu teria respondido que não, eu não lembrava o caminho. Não acho nem que teria me lembrado do nome de Lettie Hempstock. Mas ali, de pé naquela saleta, tudo estava voltando. As lembranças estavam á espreita no arredores das coisas, acenando para mim. Se você me dissesse que eu tinha novamente sete anos, por um breve instante eu quase poderia acreditar".

É uma fabula fantástica, com muitas coisas estranhas acontecendo, mas que no final do livro você fica perdido, achando que perdeu alguma parte do livro, que pulou algumas paginas ou que não leu todas as paginas da história. Esta é a sensação que fica quando terminamos a leitura dele, que ficou faltando um monte de coisas que possa dar sentido ao que lemos.

"Meus pais eram uma unidade inviolável. De repente o futuro passou a ser um mistério: tudo podia acontecer. O trem da minha vida descarrilou, saiu dos trilhos e cruzou os campos, e agora seguia pela estrada comigo."
Se alguém tiver interesse e curiosidade de ler esse livro, caso consiga entende-lo, por favor me expliquem, pois eu continuo na ignorância sobre o que esse livro queria, enfim dizer, ou contar!

"Havia outra pergunta para qual eu precisava de resposta:
Por que eu vim até aqui?
Ela me lançou um olhar como se eu estivesse fazendo uma pergunta capciosa."
Titulo: O Oceano No Fim Do Caminho
Autor: Neil Gaiman
Ano de Lançamento: 2013
Paginas: 208
Editora: Intrínseca

 

26 comentários:

  1. Oiii, tudo bem?
    Eu morro de vontade de ler essa obra, acho a escrita desse autor maravilhosa com todas essas emoções, e tenho certeza que essa obra iria me envolver do início ao final.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana!
      O livro é estranho, ou seja, não dá pra dizer que é ruim e nem que é muito bom! Só lendo mesmo para entender!
      Bj

      Excluir
  2. Eu já li vários comentarios sobre esse livro e fico meio dividida se leio ou não. Já conheço a escrita do autor e seo quanto ele é talentoso, por isso espero ler logo. Deve ser fantástico mesmo, mas se no seu caso você ficou perdido, sera que na verdade não era intencional mesmo? Fiquei curiosa sobre essas reflexões.
    Boas leituras para nós!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer!
      Leia sim e tire suas próprias conclusões! Mas já aviso que gostaria muito de ler suas conclusões sobre o livro! Acho que sim, essa foi a intenção do autor, deixar o leitor com várias duvidas...
      Bj

      Excluir
  3. Ooi Sofia!
    Apesar de já ter visto várias vezes essa capa, não sabia nem do que se tratava.
    Desde o início a história não chamou minha atenção, depois da sua opinião em relação ao final me desanimei mais ainda. Então, não me interessei.
    Contudo leria só para ver se conseguia entender algo diferente haha

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sei como você se sente em relação a este livro; Ele realmente é uma obra um pouco mais difícil de se entender, mas porque na realidade ele é muito mais um livro de interpretações do que aquela coisa de "é ou não é", sabe? Apesar disso eu o achei muito bacana, não se tornou um dos meus favoritos mas é bem interessante a história.
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silviane!
      Acho que é bem isso que vc falou, mais de interpretação mesmo!
      Bj

      Excluir
  5. Já ouvi comentários parecidos com este! Hahaha
    Tenho vontade de ler o livro para saber como é, esses comentários me deixam curiosa!
    Gostei da sinceridade.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só posso dizer que é um livro que gera polêmica quanto a interpretação!

      Excluir
  6. Oi Sophia!
    Essse livro está na minha meta de "16 livros para ler em 2016" e ganhei ele de presente de um amigo no ano passado. Esse meu amigo leu e amou. Como confio no gosto dele e já sei mais ou menos do que o livro trata, acho que irei gostar.
    Em relação ao final, ainda não posso opinar, mas acho que tenho sei mais ou menos o que aconteceu (é, eu tomei spoillers - hahaha), mas como não li fica difícil de te explicar por não ter certeza se é isso mesmo ou não. Quando eu fizer a leitura venho aqui te contar. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla!
      Vou ficar aguardando sua conclusão sobre o livro! Vamos ver qua vai ser a sua! rsrsrs

      Excluir
  7. Morro de vontade de ler, mas vc não é a primeira que vi falar isso. Mas a mina que trabalha comigo leu e gostou muito e por isso tenho vontade, espero poder ler e entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Tomara que vc tenha uma visão mais esclarecedora do livro! rsrsrs

      Excluir
  8. Oi Sophia, sua linda, tudo bem?
    Eu já vi a capa desse livro várias vezes, mas pela sinopse eu nunca tive interesse real em comprar. Confesso que já li resenhas, mas faz muito tempo, então, não lembro a opinião dos blogueiros. Mas o fato de você e sua amiga não terem entendido chama a minha atenção. Não sei se tenho vontade de ler, por ser um desafio, ou se não leio justamente por trazer um desfecho que nos deixa confusos. Gostei muito da sua sinceridade.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila!!
      A única coisa que posso te dizer é que o livro é intrigante! Não encontro outra palavra melhor do que essa para descrevê-lo! rsrsrs

      Excluir
  9. Olá Sophia,
    Eu cheguei a vir essa capa, mas pela sinopse não me interessei muito, agora com a sua resenha, acho que tentarei ler para vê se a gente consegue discutir, porque é ruim você ficar confuso com um livro. Agora se eu também não entender, teremos que perguntar para o autor o que ele quis passar com a história rs.
    Beijos,
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza esse livro dá um debate e tanto! leia e conversamos! rsrsrsrs

      Excluir
  10. Olá tudo bem??
    Sempre quis ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler, uma pena que ele seja confuso, mas como já li livros assim, fiquei mais curiosa ainda para ler.. já está anotado aqui para ver se consigo ler.
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Camila! Podemos até montar uma mesa redonda para debater! rsrsrsr

      Excluir
  11. Compreendo bem seu ponto de vista, ainda não li O Oceano no fim do caminho, mas tenho curiosidade, talvez o autor não tenha conseguido se expressar corretamente para que o leitor compreendesse a mensagem que ele queria passar e acabou tendo essa sensação de vazio, de que alguma coisa faltou e consequentemente a história ficou confusa. Bem, pretendo ler, mas já não irei com tantas expectativas, mas espero poder terminar a leitura e tirar algum proveito bom, afinal, Neil é um autor muito elogiado.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammy!
      Ele é sem duvida um ótimo autor, no entanto, apesar não entender muito bem o livro, achei o enredo genial! Mas leia sim e podemos conversar depois! Bj

      Excluir
  12. Desculpa mas tive que rir da sua resenha kkkkkkk e to rindo um pouco de felicidade também viu, porque li outro livro do Gaiman, chamado Lugar Nenhum e não entendi bulhufas também! Acho que deve ser uma marca do autor, fazer umas histórias loucas assim. Nem me arrisco a ler ooutro livro dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia, acho que tão cedo não vou ler outro livro dele, se vc leu outro titulo e ficou perdida, fico imaginado eu... olhando para o nada tentando dar um sentido para aquilo que não tem sentido algum! rsrsrsrsrs

      Excluir
  13. Hummm... livro que deixa o leitor confuso e com uma sensação de que perdeu algo, ainda mas quando duas leitoras leem para chegarem a um denominador comum e ambas concordam que ele é estranho... realmente estou mais que fora e não pretendo nem investir tempo nele.
    Sophia, amei sua resenha sincera e espontânea.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tania! Sim o livro é confuso, mas mesmo assim recomendo a leitura! rsrsrs

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.