RESENHA 39: Trilogia Millennium - Stieg Larsson






Titulo: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
Série: Trilogia Millennium - Livro 1 
Autor: Stieg Larsson
Ano: 2008 
Páginas: 522
Editora: Companhia das Letras
Sinopse:
Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas — passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada — o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada.
Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mas as inquirições de Mikael não são bem-vindas pela família Vanger. Muitos querem vê-lo pelas costas. Ou mesmo morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados — de preferência, os mais sórdidos —, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois… até um momento presente, desconfortavelmente presente.




Titulo: A Menina que Brincava com Fogo
Série: Trilogia Millennium - Livro 2
Autor: Stieg Larsson
Ano: 2009
Páginas: 611
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras

Sinopse:
“Não há inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade”, raciocina Lisbeth Salander, protagonista de A menina que brincava com fogo, de Stieg Larsson. O autor — um jornalista sueco especializado em desmascarar organizações de extrema direita em seu país — morreu sem presenciar o sucesso de sua premiada saga policial, que já vendeu mais de 10 milhões de exemplares no mundo.
Nada é o que parece ser nas histórias de Larsson. A própria Lisbeth parece uma garota frágil, mas é uma mulher determinada, ardilosa, perita tanto nas artimanhas da ciberpirataria quanto nas táticas do pugilismo, e sabe atacar com precisão quando se vê acuada. Mikael Blomkvist pode parecer apenas um jornalista em busca de um furo, mas no fundo é um investigador obstinado em desenterrar os crimes obscuros da sociedade sueca, sejam os cometidos por repórteres sensacionalistas, sejam os praticados por magistrados corruptos ou ainda aqueles perpetrados por lobos em pele de cordeiro. Um destes, o tutor de Lisbeth, foi morto a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados: um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres. A arma usada nos crimes — um Colt 45 Magnum — não só foi a mesma como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela está apenas esperando o momento certo para provar que não é culpada e fazer justiça a seu modo. Mas ele também sabe que precisa encontrá-la o mais rápido possível, pois mesmo uma jovem tão talentosa pode deparar-se com inimigos muito mais formidáveis — e que, se a polícia ou os bandidos a acharem primeiro, o resultado pode ser funesto, para ambos os lados.
A menina que brincava com fogo segue as regras clássicas dos melhores thrillers, aplicando-as a elementos contemporâneos, como as novas tecnologias e os ícones da cultura pop. O resultado é um romance ao mesmo tempo movimentado e sangrento, intrigante e impossível de ser deixado de lado.



Titulo: A Rainha do Castelo de Ar
Série: Trilogia Millennium - Livro 3 
Autor: Stieg Larsson
Ano: 2009 
Páginas: 688
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras
Sinopse:
"Último volume da trilogia Millennium, A Rainha do Castelo de Ar reúne os melhores ingredientes da série: um enredo de tirar o fôlego, personagens que ficam gravados na imaginação do leitor e surpresas que se acumulam a cada página".
Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos no mundo, a trilogia Millennium é uma das mais bem-sucedidas séries policiais dos últimos anos, e já conta com uma versão cinematográfica prevista para estrear no Brasil ainda este ano. Quer seja tratando da violência contra as mulheres, quer seja enfocando os crimes cometidos por magnatas ou pelo Estado, a saga cumpre sua principal missão: a de nos prender numa leitura envolvente, cheia de mistérios.
Neste terceiro e último volume da série, Lisbeth Salander se recupera, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, enquanto Mikael Blomkvist procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga, acusada de vários crimes. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. E agora conta com excelentes aliados. Além de Mikael, jornalista investigativo que já desbaratou esquemas fraudulentos e solucionou crimes escabrosos, no mesmo front estão Annika Giannini, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria.
Com a ajuda deles, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes.
A Rainha do Castelo de Ar enfoca de modo original as mazelas da sociedade atual, tendo conquistado um lugar único na literatura policial contemporânea.


Resenha:
Falar de um livro quando toda a trilogia já foi escrita e já tem até o filme, faz com que eu ache que sou a última a estar lendo ou falando sobre o livro *risos* mas é assim que eu gosto. Deixo passar o furor e só bem depois me apego a verificar como é a minha impressão sobre a obra.
Aqui nossos protagonistas de modo geral são Mikael Blomkvist um jornalista acusado e condenado por difamação de um grande empresário e Lisbeth Salander uma moça nada tradicional com hábitos e gostos bem específicos e peculiares. Com uma personalidade forte e uma inteligência fenomenal quase nada se torna impossível pra essa gênia da informática. Graças a suas habilidades como hacker Lisbeth se torna imprescindível para o desvendar da trama. O primeiro livro tem um início, meio e fim bem construídos e cada leitor se sente um investigador dentro da narração. Os temas abordados não nada leves veremos sequestro, mortes, abuso sexual, e tráfico. Além de mais uma vez deixar muito claro que quase sempre quem tem dinheiro se safa impune. "Infelizmente".
No segundo e terceiro livros a investigação se aprofunda. O passado de Lisbeth vem a tona e vemos claramente que infelizmente somos facilmente manipuláveis e descartáveis dentro de uma sociedade onde o que interessa é que os magnatas saiam impunes, mesmo que pra este final sejam punidos inocentes. Como não conseguiram o objetivo, no livro 2 nossa hacker está sendo acusada de três assassinatos e mesmo tendo a polícia e um país inteiro a sua caça, Mikael acredita na sua inocência e mesmo de longe, faz de tudo para ajudar a moça.
O que nos é apresentado aqui continua no 3 livro que é a A rainha do castelo de ar. Tudo está interligado e conectado. Cada crime, cada ato odioso será desvendado. Lisbeth com a ajuda de Mikael enfim terá a chance de se defender, e através desta sua defesa toda a podridão guardada desde o início da trilogia vem a tona e todos os culpados são nomeados.
Como se trata de uma continuação é uma leitura de cerca de 1300 paginas, mas a intensidade e adrenalina da obra é tamanha que quem é fã de investigação e uma boa trama policial nem se dá conta e quando vê .... acabou!
Se possível façam como eu ... leiam em sequencia para que os fatos fiquem "frescos" e você não deixe nada passar desapercebido. Acredite cada informação é importante para o desfecho. Se jogue de cabeça nesta eletrizante aventura onde nem tudo é como você vê.
Simplesmente encantada com a trilogia. Nada é parecido com Millennium na literatura. Personagens e história única.

Super Indico!
Beijos da Rê! 
13552574_10154253437619192_287662826_n.jpg









6 comentários:

  1. ainda não li tudo, só o primeiro volume mas foi o bastante pra amar Lisbeth <3
    tentarei ler os dois restantes ano que vem,sem falta...
    amo suspense,amo a escrita de Stieg, a ambientação, o enredo...
    cara, pago mó pau pra essa trilogia :D

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nenhum dos livros e nem fazia ideia de que já tinha um filme. Morro de curiosidade com essa trilogia e já tenho certeza de que vou gostar, uma amiga leu e vive me pedindo para ler também. Espero que em breve eu possa conferir, por que você me deixou ainda mais curiosa com a sua resenha.

    ResponderExcluir
  3. Que interessante essa trilogia !!! Eu também tenho essa impressão quando vou comentar sobre uma coleção penso que todo mundo já leu e eu estou falando sozinha, mas nãããão sempre haverá alguém que ainda precisa conhecer. Gostei bastante da sua resenha. super bjooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha que gostou fico super feliz :D
      Quando ler volte me dizer sua opinião ... combinado?
      Super bj <3

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.