Flor de Cerejeira - Alana Gabriela


Titulo: Flor de Cerejeira
Autor: Alana Gabriela
Ano: 2016
Páginas: 322
Editora: Amazon
Nota: 4/5


Sinopse:
“Qualquer um pode cometer um erro.”
Yoko sempre teve uma vida relativamente boa e estável, participava da organização do Festival Cherry Blossom, tinha amigos com quem contar na escola, tocava violino e estava treinando para fazer parte da orquestra da Juventude de Macon quando tudo começou a dar errado. Seu pai se envolveu num grave acidente, que acabou matando um pai de família e, foi parar na prisão. Sem a referência paterna, e com todos os problemas financeiros que se acumulam, o distanciamento da mãe, Naomi, que está a cada dia mais se afundando em trabalho, Yoko vê o que sobejou, de sua família, totalmente desestruturado. Em meio à dor da perda, Yoko conhece Aidan Hirsch, um garoto que parece tão desestruturado quanto ela, taciturno e solitário, e que é capaz, acima de tudo, de não julgar, simplesmente ouvir. Aos poucos, um sentimento singelo e inefável ganha forma, surgindo uma história delicada de autoconhecimento, arrependimento, culpa e superação que poderá mudar a vida desses adolescentes se assim escolherem.



Resenha:
Quando recebi o livro da autora, não sabia o que esperar do livro, Já tinha acompanhado alguns escritos dela, que são muito bons por sinal, mas quanto ao livro, realmente não sabia do que se tratava. Me surpreendi com a narrativa, com o amadurecimento (apesar da pouca idade da autora) de fatos e situações que ela explora no livro. A sinopse é interessante e o que falar dessa capa? Me encantei com a arte da capa, linda, maravilhosa, delicada. Apaixonada por essa capa!



O livro conta a história de Yoko, uma adolescente que vê seu mundo desmoronar quando o pai, alcoolizado, atropela e mata um homem, pai de família. Durante a narrativa, a autora nos mostra os desdobramentos e suas consequências do ato de irresponsabilidade do pai. É muito interessante como ela apresenta situações que são muito comuns em nosso cotidiano, como por exemplo, os julgamentos que fazemos das pessoas a partir de um fato ou uma imagem, e as condenamos por isso, sem realmente se interessar pelo que está por trás da imagem ou do fato em questão.  Outra questão apontada pela autora, é o bullying! A forma como a personagem Yoko sofre as consequências do ato do pai, consequências essas que são apresentadas em forma de bullying, de violência física, verbal, violência emocional.



Mas Yoko não é a única considerada a escoria,  a autora nos apresenta Aidan, Um Adolescente com seus problemas e responsabilidades, um fardo pesado demais para carregar, com uma idade tão precoce. A amizade que surge entre os dois, ajuda ambos a superarem suas tragédias e encontrarem uma nova forma de enfrentar a vida.
É uma literatura adolescente, dramática, mas com várias reflexões importantes. Recomendo a leitura com toda certeza. É um livro que surpreende! 

Imagem de outros trabalhos da autora: 

6 comentários:

  1. Adorei a premissa desse livro, apesar de ser YA ele trata de assuntos bem reflexivos! Já vou anotar a dica!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou Andrea, espero que goste! Obrigada por comentar! Bjo

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?

    A imagem da capa é super fofa, mas tenho problemas com a arte final dela, rs. Acho que muita coisa não dá pra ler e ficou confuso. Ainda assim, nossa, eu fiquei bem animada com essa história! Adoro YA's, é meu gênero preferido, e a narrativa me fez ficar em expectativa. Vou ver se consigo uma parceria com a autora! <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina! Essa capa me encantou muito, super fofa mesmo! Tenho certeza que vai curtir o livro e a Alana é uma fofa! Obrigada por comentar! Bj

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?

    A capa é muito bonita e gostei muito da premissa. Gosto muito de juvenis que trazem vários assuntos reflexivos. Acho importante e acaba fazendo nós refletimos mais sobre alguns comportamentos. Adorei a dica.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vai curtir muito o livro Ana! Obrigada por comentar e que bom que gostou! Bjo

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.