RESENHA 50: Florencia Bonelli - Me Chamam Artemio Fúria


Título: Me llaman Artemio Furia
Autora: Florencia Bonelli
Ano: 2009
Páginas: 515
Idioma: espanhol
Editora: Aguilar Taurus Alfaguara
Nota: 5/5 💗
Skoob

Sinopse: 
Buenos Aires 1810. Artemio Fúria não é um homem comum. É um gaúcho cujo nome se pronuncia com respeito e temor em todas as esferas da sociedade. Entre 1806 e 1807, seus centauros e ele serviram nos exércitos do Juan José de Pueyrredón para expulsar os ingleses. Sua influência entre os patrícios é decisiva. Diz-se que, com um estalo de seus dedos, pode revoltar a toda a campanha. Quando começa a gerar a Revolução de maio de 1810, a facção patriótica, a que deseja a independência do Rio da Prata, convoca-o para lutar pela liberdade. Contar com as hostes do gaúcho Fúria pode significar a vitória. 



Resenha: 
É o terceiro livro que leio dessa autora, os dois anteriores são a duologia O Quarto Arcano, e só posso afirmar que cada vez mais ela me conquista. Apesar de nem sempre concordar com as reviravoltas do enredo que, diga-se de passagem, ora me deixa furiosa, ora me deixa sem chão, desabando de chorar. Uma pena que essa autora seja pouco conhecida no Brasil, talvez porque seja Sul Americana e suas histórias tem como território Buenos Aires, mas também nos apresenta outros locais, como Brasil e Reino Unido. O legal dos livros da Florencia são que suas histórias apresentam contextos históricos, misturados com a ficção, nos brindando com cenas de romance mais que emocionantes. A forma como ela dá vida aos seus personagens, com suas características físicas e sua personalidade, são o que mais encantam em seus livros. Seus personagens são fortes e determinados, mas também são vulneráveis. Afinal de contas, ele são humanos e Florencia sabe como ninguém, demonstrar isso em seus livros. Artemio Fúria se tornou meu favorito, impossível esquecer esse livro, mais difícil ainda, vai ser encontrar um novo titulo que possa me curar desta ressaca!
Super indico a leitura, não só deste livro, mas de outros títulos da autora também!

20 comentários:

  1. Puxa! Sem dúvida é um livro que carrega uma história muito intensa. Não conhecia essa autora e me parece que ela é uma escritora com muito boas referências. Gostei demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e espero sinceramente que leia alguma obra dela, vale muito a leitura! Obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Fiquei com muitas dúvidas durante a leitura da resenha, deveria ter escrito um pouco mais sobre a história do livro, pelo pouco que li realmente percebi que não é meu tipo de leitura predileta. Não sei nada de espanhol, então mais um motivo para não fazer a leitura do livro, mas agradeço a resenha, recomendarei para minha irmã, que é professora dessa língua. Beijos

    Nara
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nara! Que pena que não te atraiu, mas quem sabe em outro momento? Obrigada por comentar!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem Sophia?

    Esse parece ser um livro intenso, bem desenvolvido e envolvente. Gostei da sua resenha, ficou curta e objetiva. Parece que de fato você gostou do livro, vou pesquisar mais sobre a obra!
    BJuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar que gostei não corresponde a realidade, pois amei esse livro! É intenso e muito bom! Espero que possa ler em algum momento! Obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Oie amore,
    Pra ser sincera nada me instigou a leitura deste, nesse momento. Passo a dica pra uma outra hora quem sabe.

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  5. Anotadíssima essa dica de leitura. Não conhecia livro e autora. É uma pena que a gente acabe lendo mais autores norte americanos e europeus e se dedique pouca a literatura de países vizinhos.
    Pela sua resenha o livro tem muita de história é eu adoro livros assim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mesmo Nilda, coisas que as escolas não mencionam, pelo menos não as que estudei! Espero realmente que leia e aprecie tanto quanto eu! Obrigada por comentar!

      Excluir
  6. Eu queria saber mais sobre o livro, mas seu parágrafo de apresentação me deixou curiosa, vou pesquisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era essa a intenção! Despertar a curiosidade! Espero que vc se interesse o suficiente para ler o livro! Obrigada por comentar!

      Excluir
  7. HUM, FIQUEI CURIOSA COM ESSA obra. *-*
    não tenho costume de ler muita coisa com ambientação no sul... certamente será uma leitura que vai me entreter e me cativar...
    não conhecia a autora...

    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pelo que conheço do seu gosto literário, não é algo que vc lê, mas acredito que vc possa gostar por conta da temática de fundo do livro, já que a principal é o romance entre o casal! É uma aula intensa de história! Obrigada por comentar!

      Excluir
  8. Eu mesma não conhecia a autora e acho mesmo ruim que uma autora talentosa seja pouco conhecida. Vou anotar esta dica para conhece-la melhor.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai amar Rose, ela é um espetáculo na escrita! Que bom que se interessou e obrigada por comentar!

      Excluir
  9. achei que era uma resenha .-. mas okey, ainda assim compreendi o intuito do post e fiquei curiosa sobre a escrita.

    ResponderExcluir
  10. Olá, adoraria ler ARTEMIO, ADORO A ESCRITA DE FLORENCIA, O QUE DIZEM SEUS OLHOS É LINDO, MAS NAO CONHEÇO O IDIOMA, SABE ME DIZER SE SERA LANÇADO AQUI NO BRASIL? OU SE TEM EM OUTRO IDIOMA? BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, tudo bem?
      Não tenho certeza, mas a Wook de Portugal tem os livros da Flor, em português~es de Portugal!

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.