RESENHA 57: Valquírias - Desafio Clube do Livro 2017

Desafio do Clube do Livro 2017
Olá Colecionadores!
Tudo bem com vocês?
Neste post apresento a resenha de uma antologia escrita por mulheres. o desafio deste mês é um livro escrito por uma mulher, então escolhi essa antologia. Desta vez consegui postar na data quase certa, apenas com dois dias de atraso! Espero que apreciem e boa leitura!


Titulo: Valquírias - Antologia
Autora (Org.): Anelise Vaz
Ano: 2016
Páginas: 132
Editora: Darda
Nota: 4/5

Sinopse:
O gênero fantástico possui seus alicerces nas mitologias de diferentes culturas e períodos históricos. É a partir do mito e da contemplação do inexplicável que surgem as lendas, a fantasia. Em todas as mitologias, a participação feminina se mostra presente, na forma de deusas, seres mitológicos, rainhas ou guerreiras. É o caso das Valquírias, deidades responsáveis por conduzir os mais dignos aos salões do Valhalla. Apesar disso, por muito tempo o gênero fantástico foi visto sob uma ótica estritamente masculina. Criou-se um tabu de que as mulheres não pertencem ao universo da capa e da espada. Mas as coisas estão mudando. Protagonizado por mulheres e escrito por autoras, Valquírias tem como proposta reunir a voz feminina dentro da fantasia, um gênero ainda carente em representatividade.

Resenha:



Recebi o livro pelo Book Tour, promovido por uma das autoras, a Nana Spin. A princípio não sabia o que esperar do livro, mas quando comecei a leitura, fiquei surpresa com a qualidade dos textos. São 20 textos no total e apesar de serem curtos, entre 4 e 7 paginas, todos são muito bem construídos, de leitura fácil e envolvente.  O livro é fantástico, não só pelos seus textos, mas principalmente pela iniciativa de produzir uma antologia escrita somente por mulheres.


Todos os textos são do gênero fantasia, envolvendo mitologia nórdica em que o destaque maior, é o poder da mulher e do feminino. Trazer essa perspectiva para a literatura, usando como pano de fundo as guerras, nos mostra uma mulher de atitude, de caráter, força e acima de tudo, sem perder o seu lado feminino. Mostrar uma mulher guerreira, no sentido literal mesmo, disputando batalhas sangrentas, com a força e a determinação de um homem, mas sem perder a sutileza do que é a mulher, do feminino, faz do livro uma obra única.
Amo mitologia e não é por acaso que muitos teóricos utilizam a mitologia para explicar algum de seus conteúdos, como Freud, por exemplo, que fez muito uso da mitologia grega para explicar alguns conceitos da psicanálise. Assim como não é por acaso, que psicologia, com ênfase na psicanálise, é minha área de conhecimento.
Com relação à existência de certo preconceito com a escrita feminina, acredito que seja um pouco prematuro fazer tal afirmação, pois se observarmos o mercado editorial, há muito mais mulheres escritoras do que homem.  Agora, quanto ao conteúdo do que é escrito, também não dá para chamar de preconceito, já que as mulheres estão muito mais envolvidas na escrita de romances* do que os homens. Observo que os homens estão muito mais envolvidos com escrita técnica, sobre temas de determinadas áreas de conhecimento. Quanto ao numero de escritores, também acredito que há muito mais mulheres do que homens escrevendo atualmente. 




Então é isso! Espero que tenham gostado e não esqueçam de deixar um comentário! 


24 comentários:

  1. Oi, Sofia!

    Muito obrigada pela resenha, adorei! Nós, da antologia, queremos levar a reflexão do espaço da mulher para que as pessoas entendam que, embora alguns direitos já tenham sido conquistados, ainda precisamos da equidade.
    E acho que você precisa ler mais sobre a temática da mulher na literatura, pois está completamente errada ao fazer tais considerações. O fato de as mulheres serem mais publicadas não exclui o machismo. Bem como você escreveu, a escrita de autoria feminina está muito mais destinada ao romance e, inclusive, isso tem relação estrita com o machismo e os papéis de gênero. A literatura, assim como todas as outras áreas, sempre foram áreas masculinas. Um livro sensacional para você entender mais sobre a relação mulher & literatura é Um teto todo seu, da Virginia Woolf.

    Love, Nina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha Nina, mas acredito que você dizer que minha opinião está "totalmente errada" sobre a literatura e o feminismo é um pouco radical da sua parte. Não sou feminista, mas também não sou tolerante com o machismo. Na minha área acadêmica de atuação, são muitas as mulheres que escrevem e se não escrevem mais é pq não querem e não por machismo! Falar de literatura e machismo na década de 1930 é uma coisa, e nesse ponto concordo totalmente com vc. Mas machismo na literatura em 2017?!! Sinto muito, mas não é o que vejo e percebo. Com tanta tecnologia e tantas redes sociais, divulgar a escrita feminina é totalmente viável! E se não tem publico para esse lipo de literatura, o machismo não é o responsável, mas o leitor, que escolhe o que lê. Para mim machismo, feminismo, e mais alguns "ismos" são discussões que, dependendo do ponto de vista de cada um, não avança e não agrega, apenas cria situações desagradáveis.

      Excluir
  2. Olá! Também estou a participar do Book Tour, mas não li o livro. Adorei saber que você se surpreendeu com a qualidade dos textos. O que mais me chamou atenção foi saber que é um livro fantástico escrito apenas por mulheres. Amo histórias com mulheres fortes e de atitude sem perde a feminilidade, bom saber que é assim. Esse universo de fantasia e mitologia encanta-me. A sua resenha apenas deixou-me mais curiosa para ler o livro. No mercado editorial realmente tem mais escritora que escreve romance, não sei se é por preconceito das editoras com as mulheres escreverem outros gêneros ou opção das escritoras. Há também muitos escritores (homens) que escreve romance. Agora se tem mais escritores homens que mulheres no mercado editorial eu realmente não sei. Beijos'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DaYane! Que bom que vc também está participando. A grande questão do livro e da autora é sobre machismo na literatura feminina, eu particularmente não vejo isso na atualidade, mas como disse, é uma questão de opinião e ponto de vista! Espero que chegue logo sua vez e vc possa matar a curiosidade com a leitura! Obrigada por comentar! Bj

      Excluir
  3. Olá!!! A falta de tempo me impede de participar de desafios literários, mas eu acho a ideia fabulosa. Não conhecia esse livro, mas fico feliz de ver uma antologia voltada para a cultura nórdica, que é tão pouca difundida aqui no Brasil. Em relação ao mercado editorial, acho que se perde muito tempo falando que mulheres ou homens escrevem ou participam mais de determinados nichos, do que realmente lendo o que eles escrevem. Assim como em tudo na sociedade, eu espero por um futuro onde não haja mais rótulos atrapalhando o mundo literário. Parabéns pelo blog, é lindo! Bjoooo
    www.blogpapelpapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Regiane por comentar e concordo com o que você disse. São tantos rótulos e tanto preconceito gerado por esses rótulos que o essencial se perde! Literatura é literatura e pronto! Pouco importa quem escreve, importa que são escritos!

      Excluir
  4. Ótima ideia uma antologia dedicada a contos da cultura nórdica. É algo diferente e o tema parece ser bem interessante, gostei de conhecer!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Mari! Fico feliz em saber e espero que tenha a oportunidade de ler! Obrigada por comentar!

      Excluir
  5. Olaa
    Achei o tema bem diferente
    Gostei muito e a dica esta anotada, achei muito interessante e espero ler em breve
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Misturar mitologia nórdica, feminismo é receita certa para me fazer ler HAHA adoro fantasia, e como são textos curtinhos com certeza dá para ler entre leituras. Adorei e com certeza dica anotada <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e espero que aprecie a leitura! Obrigada por comentar!

      Excluir
  7. Olá! Estou super curiosa para ler esse livro. Tenho visto comentários positivos e desejo muito sucesso aos novos escritores. Ótima sua resenha, bjoooooo

    ResponderExcluir
  8. Que livro rico! Muito especial e bem pensado!
    Gostei do nome, da capa, da temática e daquilo que o livro quer enfatizar, que é a força feminina.
    Adorei a resenha.
    Tem como adquirir ele?

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar e fico feliz que tenha gostado e se interessado! Você pode estar verificando neste link: http://www.escritoramarciadantas.com.br/2016/01/apresentacao-antologia-valquirias.html

      Excluir
  9. Fiquei interessada no livro, onde eu acho pra comprar? Tem ebook? Contos sempre são gostosos de ler, e eu preciso de um incentivo pra ler mais fantasia e ainda fantasia escrita por mulheres. Muito bom
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e se gosta de contos vai curtir muito a leitura deste! Sobre a compra, você pode estar verificando neste link: http://www.escritoramarciadantas.com.br/2016/01/apresentacao-antologia-valquirias.html

      Excluir
  10. Oiee, só o titulo já me ganhou por que amo tudo que se refere a Valkiryas, e além de ser represntativo, com certeza vai p minha lista de desejados.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Sophia, sua linda, tudo bem?
    Acho que é a primeira vez que vejo uma antologia sobre mitologia nórdica. Achei muito interessante também que ela está valorizando as mulheres, nos dando o ponto de vista das mulheres em um ambiente que geralmente é masculino, como as guerras. Eu não tenho o costume de ler livros de contos. Mas para quem é fã, achei essa obra imperdível. Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cila, mas se um dia tiver oportunidade, dá uma conferida, é muito bom! Obrigada por comentar!

      Excluir
  12. Olá...adoro antologias, sempre leio esse tipo de obra, pois assim podemos conhecer diversas histórias e autores.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Achei muito legal o projeto, e gostei de conhecer o livro.
    Não sou de ler antologia, mas gostei dessa principalmente por valorizar as mulheres.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.