Pesquisa sobre gostos literários - Resultado

Olá Colecionadores!
Como vocês estão?
É hora de divulgar o resultado da pesquisa que fiz recentemente. Então vamos aos números!

  • Primeira pergunta: Nome completo e idade

Participaram da pesquisa 127 pessoas, sendo 5 pessoas do sexo masculino e 122 do sexo feminino, com idades entre 15 e 71 anos (idades aproximadas, já que nem todos colocaram a idade). Com base nestes números não é possível afirmar que as mulheres leem mais pois os homens podem ter se recusado a responder as perguntas.

  • Segunda pergunta: Qual o gênero literário que você mais lê?

O gênero literário mais lido é Romance (drama, comedia romântica, eróticos, romances de época/históricos), contabilizando 86,6% (110)* das respostas; Na sequencia, o gênero mais lido são Distopia/Fantasia/Sobrenatural com 40,2% (51)*; Policial aparece em 3° como preferencia, contabilizando 22,8% (29)* das respostas. Em 4° ficam o gênero Terror/Suspense/Terror Psicológico com 18,9% (24)*; Biografias 7,9% (10)* e Homoeróticos 4,7% (6)*; Como essa pergunta era múltipla escolha e o pesquisado poderia adicionar outro gênero que não estava listado, tivemos como respostas mistério, auto-ajuda, religião, ficção cientifica, clássicos, literatura, cartas, história medieval, mangá e leio todos, contabilizaram 0,8% (1)* para cada resposta.
Confira no gráfico abaixo as respostas:



  • Terceira pergunta: Como você escolhe os livros que lê?

Esta, para mim, é uma das principais perguntas da pesquisa, saber como o leitor escolhe suas leituras. 68,3% (81)* responderam que escolhem suas leituras pela sinopse; 15,7% (20)* escolhem suas leituras a partir de indicação de alguém; 7,9% (10)* responderam que escolhem pelo autor; Apenas 3,1 (4)* escolhem suas leituras pela capa; Além destas respostas, houve outras 14 respostas diferentes, mas de pouca relevância, como mostra o gráfico abaixo:


  • Quarta pergunta: Quanto aos escritores/Autores:

74% (94)* responderam que não levam em consideração o autor; 18,1% (23)* preferem livros escritos por mulheres; As demais respostas não são relevantes, como mostra o gráfico abaixo:


  • Quinta pergunta: Você lê mais livros:
84,3% (107)* responderam que leem mais livros estrangeiros e 15,7 (20)* leem mais livros nacionais. Confira as respostas no gráfico abaixo:

  • Sexta pergunta: Você lê mais:
52,8% (67)* responderam que preferem livros físicos e 42,7% (60)* responderam que preferem e-books. Confira o gráfico abaixo:


  • Sétima pergunta: Quanto a nacionalidade do autor/escritor, você lê mais:
54,3% (69)* responderam que preferem autores americanos; 20,5% (26)* preferem autores ingleses; 15% (19)* preferem autores nacionais e as demais respostas são poucos consideráveis, como mostra o gráfico abaixo:

Obs* se refere ao numero de respostas.

Objetivo da pesquisa: 
  1. mostrar que não existe preconceito quanto ao gênero literário, mas que existem gostos variados na literatura;
  2. também não existe preconceito quanto ao gênero em relação ao autor. A maioria respondeu que prefere livros escritos por mulheres, mas sabemos que na literatura há muito mais mulheres escritoras que homens, as livrarias comprovam;
  3. quanto a preferencia por autores e livros estrangeiros, essa resposta ficará para uma próxima pesquisa referente a literatura nacional.
É isso, espero que tenham gostado da pesquisa e dos resultados. Comentem, deem sugestões e  criticas são bem vindas, desde que eu possa melhorar com ela!
Acredito que a pesquisa também seja de utilidade para nossos autores e que estão em busca de um espaço no mercado editorial. Conhecer o leitor é a melhor maneira de garantir que o seu trabalho seja visto e apreciado!


18 comentários:

  1. OI, Sophia!
    Pesquisa interessante, fiquei boquiaberta com o resultado das leituras em livros físicos e leitores digitais, está quase empatado. O que me deixou triste foi que ainda temos uma defasagem muito grande em relação às leituras de livros estrangeiros. Acredito que a tendência é ir vencendo e remando contra a maré até a gente ter mais expressividade, mas é um esforço bem injusto, porque a máquina parece favorecer aos escritos de fora. Adorei seu post. Dá para ter um panorama dos gostos dos leitores. Parabéns! Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o resultado da pesquisa. Em vários itens fiquei surpreso com o resultado. Todos os pontos focados foram muito interessantes e merecia um post para analisar cada resultado em separado. Também fiquei surpreso quanto ao livro digital, eu particularmente prefiro o físico.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim é indiferente, como tenho o kindle e me adaptei super bem, hoje leio mais ebook! Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oi Sophia.
    O resultado da sua pesquisa é realmente bastante relevante para se ter uma não do perfil dos leitores.
    Fiquei feliz de ver que as pessoas leem mais autoras mulheres do que homens, acredito que esse é u passo importante para um mercado editorial mais justo.
    Abraços.

    Blog Impressões de Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ainda tem gente que acha que as mulheres ainda escrevem pouco. Enfim, fico feliz que tenha participado e tenha gostado da pesquisa! Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Nossa, gostei bastante de sua pesquisa. Romance ganhou em disparada kkk Meu gênero favorito também. Leio muitos nacionais, mas pela sinopse sempre acabo escolhendo mais os estrangeiros, acabam chamando bastante atenção. Viva a diversidade!

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  5. Oi Sofia.

    Achei bacana o resultado da pesquisa que você fez. Pena que eu não participei dela, pois gosto de responder essas pesquisa. Eu leio livros estrangeiros e nacionais, porém ultimamente tenho livro vários livros de autores nacionais.Já o gênero eu tenho mudado um pouco.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A literatura nacional vem ganhando espaço e isso é muito bom! Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Oie! Como eu não vi essa pesquisa antes? Queria ter respondido, bem, podemos ver uma variedade enorme de gostos, eu leio mais nacional e e-book, iria aumentar o indice se fosse responder.
    Me marque na próxima.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  7. Interessante o intuito da sua pesquisa, gostei de ver a diversidade, eu gosto de livros do gênero romance, leio mais mulheres, quanto a nacional ou não, depende, tenho minhas autoras nacionais que não abandono por nada, e muitas outras que ainda tenho que conhecer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Heiii, tudo bem?
    Muito bacana a pesquisa, vejo que romance ganha disparado, e eu to dentro desse grupo tb.
    Bom saber que o pessoal gosta de ler nos dois formatos, eu tb nao tenho preferencia.
    Muito bom saber mais sobre seu publico.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Ooi Sofia!
    Participei da pesquisa, amei responder; amei as questões.
    O romance passa o rodo mesmo! haha Também é meu gênero preferido. Achei que haveria maior contraste entre o formato de livro, mas foi bem pouca. kkkkk
    Só acho uma pena a enorme diferença entre a preferencia entre as literatura estrangeira e nacional.
    Parabéns pela pesquisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa diferença é grande mesmo, entre nacional e estrangeiro! Obrigada pela visita e por responder!

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.