RESENHA 60: Não se Esqueça de Paris - Deborah McKinlay



Livro 001/2018 - Com Resenha
Título: Não se esqueça de Paris
Autor: Deborah McKinlay
Ano: 2014
Páginas: 208
Nota: 4/5
Editora: Globo Livros



Sinopse: Tudo começa com uma carta.
Eve Pethwork é uma inglesa insegura e um tanto ansiosa que está assoberbada com os preparativos para o casamento da filha. Eve tem mais de quarenta anos e vive enclausurada em sua casa, pois espaços públicos lhe provocam angústia e a interação com outras pessoas é difícil para ela. 
Jackson Cooper é um escritor bem-sucedido que vive nos Estados Unidos. Apesar de estar sempre rodeado por pessoas, especialmente mulheres, vive em eterna crise amorosa. Enquanto tenta colocar seu relacionamento com a nova namorada nos trilhos, Jackson vive o maior bloqueio criativo de sua carreira. Sem rumo para o novo livro, começa a questionar suas escolhas e suas expectativas para o futuro.
Vencendo sua própria timidez, Eve decide escrever uma carta para Jackson, seu autor preferido, elogiando uma cena narrada em um de seus livros. Embora esteja acostumado com o assédio das fãs, ele é atraído pelas palavras de Eve e decide responder sua mensagem. A partir daí uma troca de mensagens surge entre eles.
A criatividade que falta a Jackson nas páginas em branco acaba sendo canalizada para a cozinha, onde passa horas preparando os mais diferentes pratos. Porém, para sua frustração, sua namorada é vegetariana e ele quase sempre é obrigado a degustar suas criações sozinho. Só que ele logo descobre que a culinária também é uma das paixões de Eve e o amor pela boa-mesa estreita ainda mais os laços entre os dois.
Apesar da distância e de não terem aparentemente nada em comum, a curiosidade fala mais alto e Jackson decide marcar um encontro com Eve. Como vivem em continentes diferentes, ele propõe como cenário a cidade de Paris, a Meca da gastronomia e dos amantes. Eve é então colocada em xeque, sendo desafiada a vencer todos os seus medos em nome daquilo que pode ser a história de amor com a qual sempre sonhou.
Não se esqueça de Paris mostra que todos têm uma chance de ser feliz, independente da idade, da distância e dos próprios fantasmas. Considerado Absolutamente perfeito, pelo The New York Times e com os direitos para o cinema vendidos para a BBC, Não se esqueça de Paris mistura cartas, gastronomia e uma narrativa leve e repleta de sentimentos. Uma receita sedutora.


Meus comentários: é um livro lindo, que fala da alma humana quando já atinge a maturidade, quase como uma crise de meia idade. São reflexões de dois personagens, através de cartas e diálogos, em que são expostas questões sobre a complexidade humana frente a desafios, problemas e as mais diversas situações. 
O enredo se desenvolve a partir da estória de Eve e Jack, ela inglesa e ele americano. Eve, uma dona de casa divorciada que sofre com crises de panico e ansiedade; ele, um escritor também divorciado, passando pela crise da meia idade e também o chamado bloqueio de escritor. 
Através de uma carta que Eve manda para Jack, depois de ler um de seus livros, uma amizade começa a se formar e que servirá de apoio e ajuda nos momentos em que eles mais necessitam.
É interessante observar como acontece o desenrolar dos problemas de cada um, de uma forma humana mesmo, real para ser mais sincera. Não tem nada de paixão arrebatadora, sexo incrível, não! Fala da vida, da vida como ela é; com seus problemas que parecem insolúveis, com relacionamentos nada perfeitos. 
Do ponto de vista psicológico, é um livro incrível. Agora, para quem busca paixão desenfreada, romances intensos, não é isso que o livro revela.
O titulo tem tudo a ver com a obra! Um livro que me deixou impressionada! Certamente uma ótima escolha para primeira leitura do ano!

Este livro faz parte do Desafio 100 Livros Lidos em um Ano realizado pelo blog Mãe Literatura.

38 comentários:

  1. Gostei da premissa do livro, este com certeza entrou para minha lista literária, parabéns pela resenha.

    www.paginasamais.com

    ResponderExcluir
  2. Oiie, tudo bom??
    Gostei do enredo do livro, principalmente porque se fala de uma personagem de Paris, amo livro com aquela lina cidade. Amei o fato dele ser escritor, estou ansiosa para ler ^^

    ResponderExcluir
  3. Olá :)
    Bem interessante a premissa e diferente do que vemos atualmente no mercado editorial. Algo que foge da paixão arrebatadora que parte para algo mais hot. Gosto de narrativas com personagens reais, que passam muitas vezes por situações da vida real.

    bjos :*

    agarotadaestantecolorida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro me encantou muito. espero que tenha a oportunidade de conferir! Obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, mas gostei bastante. Dica anotada. Que hino de capa, hein? O assunto que mais me interessou foi as crises de pânico e ansiedade da mocinha. Quero saber mais sobre esses diálogos e cartas. Amo ler cartas em livros. Um beijo e boas leituras para nós esse ano. Até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito bom, tem tudo na medida certa! Vai amar com certeza! Obrigada por comentar!

      Excluir
  5. Oi Sophia, sua linda, tudo bem?
    Eu sou uma apaixonada por cartas!!! Assim muto sensível tratar dos dramas dos personagens através delas. Eu sou dessas que se emocionam, tenho certeza de que irei gostar. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cila! O livro realmente é ótimo e emocionante, tenho certeza que irá se apaixonar também! Obrigada por comentar! Bj

      Excluir
  6. Oi,
    Eu já vi um filme que se desenrolou dessa forma, os personagens só se conheciam por carta, e assim os dilemas e problemas da vida de ambos eram compartilhados através das cartas. Vou anotar a dica, parece ser uma história tocante.
    Bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não desenvolve totalmente através de cartas. Os personagens tem vidas pessoais,compromissos e relacionamentos e compartilham algumas coisas pela cartas! Que bom que gostou e obrigada por comentar! Bj

      Excluir
  7. Olá, não conhecia o livro, mas pelos seus comentários parece estar bem bacana com personagens interessantes *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    O primeiro livro que li esse ano, O bracelete misterioso de Arthur Pepper, parece ter a mesma pegada. E eu amei muito a leitura e realmente estava procurando dicas parecidas.
    Anotei aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este não tem tanta ação como O bracelete, que também li. Mas é um livro interessante e acredito que vai gostar de ler! Obrigada por comentar!

      Excluir
  9. Gostei da resenha e ja vou coloca-lo na lista, ultimamente gostaria de conhecer historias de romances simples, sem precisar ser avassalador.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é muito bom e reflexivo também! Vai amar a leitura! Obrigada por comentar!

      Excluir
  10. OI, Sophia!

    Eu li a sua resenha e cada dia tenho mais vontade de ler esse livro, pois adoro qualquer livro que fale de Paris. Talvez, um dia, Deus me conceda a graça de poder visitar a Cidade Luz, quem sabe... O último que li foi Paris para Um (Jojo Moyes) que é um livro de contos muito divertido. Eu tenho esse Não se esqueça de Paris em e-book e quero ler ainda esse ano! Excelente resenha! Parabéns!
    Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, o livro é lindo! E tomara que um dia seu desejo te leve para a Cidade Luz!
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Gosto de romances intensos, mas também adoro romances mais calmos assim. Gostei muito da dica, pois ainda não conhecia o livro. Sem contra que a capa é linda. Ótima dica, leria com certeza.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem, adorei a premissa do livro e a capa é muito linda e chamativa, gostei bastante por ter uma temática que envolve paris, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envolve Paris, mas não se passa em Paris! rsrsrs Mas vale a pena ler, é lindo! Obrigada por comentar!

      Excluir
  13. É a primeira resenha que leio sobre esse livro e fiquei encantada com o enredo! São poucas páginas, dá para ler rapidinho. De vez em quando é bom ler algo assim, mais leve!! Anotei a dica!

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei do fato dos personagens não serem mais jovem. É difícil encontrar romances nessa faixa etária. Outra coisa bacana é que a relação é construída sem grande arroubos de paixão, isso torna tudo mais reais.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro é mais sobre relacionamentos, não entre os personagens, mas dos personagens! Super indico!

      Excluir
  15. Oi, Tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas já e cara amei o título e a capa, gostei muito da resenha e fiquei bem interessada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Não conhecia o livro, mas de cara gostei pelo título. hahah Confesso que desanimei um pouco quando disse que não traz um romance intenso ou algo assim, porém, ainda assim gostei e os outros pontos que citou me agradaram. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São personagens maduros que passaram por situações de intensa frustração. Muito interessante e emocionante. Vale a pena ler! Obrigada pela visita!

      Excluir
  17. Oi Sophia.

    Eu já tinha visto a capa deste livro, mas não recordo ter lido resenha sobre ele. Gostei bastante das informações que deixou sobre o livro e vou adicionar na minha lista de desejados. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Se não fosse por sua resenha, não esperava muito do livro por causa do título, mas conhecendo mais e vendo tudo o que envolve, certamente é uma obra que preciso me aprofundar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso, tenho certeza que vai amar! Quando ler, volta aqui para me contar o que achou? Obrigada pela visita!

      Excluir
  19. A um tempo atrás eu me apaixonei por essa capa e fiquei na maior empolgação para ler o livro... Mas não sei por que ele acabou ficando de lado. Agora, lendo sua resenha fiquei novamente empolgada... Adoro uma história que gira em torno de cartas e pelo que vi me pareceu uma maravilhosa leitura!
    Já queria pela capa, agora estou com a sensação de que será muito mais do que apenas uma capa bonita!!!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  20. Oi.
    Tudo bom?
    A capa é bem chamativa e gostei de saber um pouco sobre a historia.
    Com certeza e um tipo de leitura que me agrada.
    Beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.