2° Semana do Nacional (Parte I) - Resenha 72: Acordei Casada - Tania Giovanelli

Olá Colecionadores! Tudo bem com vocês?

Na Segunda Semana do Nacional, a primeira resenha que publico é de um livro que vem causando alvoroço e polêmica no mundo literário. Independente de qual seja a opinião de cada um,  não devemos esquecer que são OPINIÕES e não VERDADES! Muitos leitores, autores e blogueiros estão confundindo opinião com verdade e isso não podemos fazer, nem como leitores, nem como autores e muito menos como blogueiros, pois estes tem opiniões e não detêm verdades! Acredito que para chegarmos a uma verdade sobre o conteúdo do livro, só mesmo um especialista em abusos e em leis poderia afirmar se houve ou não! Quero deixar bem claro que não estou defendendo e muito menos acusando ninguém, é apenas uma questão de esclarecimento sobre meu ponto de vista em relação ao livro. 
Peço, gentilmente e com educação, que não estamos discutindo verdades e sim opiniões e cada um tem a sua, mas por favor não seja desrespeitoso em seu comentário, principalmente se você não leu o livro e não tem interesse em ler!
Desde já agradeço sua atenção e sua visita!


Titulo: Acordei Casada
Autora: Tania V. Giovanelli TB
Ano: 2017
Páginas: 243
Editora: Ebook Amazon
Nota: 3/5


Sinopse: a noite de sua formatura em medicina, Sófia e suas amigas resolveram ir a uma festa. Embora nunca fora muito de beber, Sófia, nessa noite, acabou exagerando nos drinks e uma única noite de bebedeira mudou sua pacata vida para sempre quando se deu conta de que da noite para o dia, Sofia acordou casada com um lindo rapaz que nunca viu na sua vida.Fred é um rapaz ambicioso, nunca gostou de estudar e nem trabalhar, sempre foi malandro. Ao ver uma linda moça totalmente bêbada, aproveita da situação e faz a maior loucura da sua vida: casa com a garota na mesma noite e no estado em que ela se encontra.

Meus Comentários: Normalmente escrevo minhas impressões sobre o livro sem me ater muito nas ações dos personagens, já que minhas resenhas não são resenhas resumos! Mas com este livro, irei dividir em dois tópicos: pontos positivos e pontos negativos. Porque isso? Simplesmente porque o livro não é todo ruim, mas também não dá para chamar de livro bom, e logo vou explicar melhor, quando descrever o lado negativo e o lado positivo do livro.
     Pontos positivos: é um romance, clichê é obvio, porém não vi nada de abusivo neste livro em particular. Quando vi comentários detonando o livro, achei que tinha violência física, mas não é o caso! Já li muitos livros abusivos e este não chega nem perto! Quer um exemplo de livro abusivo? 50 tons! Agora tenho certeza que a mulherada vai surtar defendendo o CG! Mas tem outros muito piores que esse para chamar de abusivo (caso alguém queira saber o titulo, me envia msg que respondo!). Tem um enredo legal até, diferente do que já li e quem me acompanha sabe que leio muito! Abuso psicológico? Em uma única cena em que a guria está bêbada? Acho que não né? Abuso psicológico são situações que se repetem. Não dá para chamar de abuso algo que é passageiro, de uma noite. Portanto, para mim não houve abuso psicológico! Então esses seriam os pontos positivos!
     Pontos negativos: a estória é rasa, sem profundidade, com muitos erros. Quem me conhece sabe o quanto abomino erros em livros nacionais! E não estou falando de erros de digitação não, que são até perdoáveis! São erros de conjugação verbal, erros ortográficos, muitos erros! Isto me deixou decepcionada! Outra coisa, o enredo é muito corrido, as coisas acontecem muito rápido e a autora não explora a profundidade de sentimentos entre os personagens, é tudo muito superficial. Sem falar que ela é muito repetitiva, não só em palavras, mas em cenas! Não precisa repetir uma cena que já aconteceu, explora outros aspectos dos personagens, mas não fica repetindo coisas banais, tipo: levou o copo na pia, voltou para o sofá... se tivesse algo relevante na cena que justificasse a ação é uma coisa, mas encher linguiça não! Se a autora entregasse o livro para uma boa revisora e uma leitora beta, fazendo um trabalho conjunto, certamente os pontos negativos que mencionei não seriam citados, pois eles não existiriam! E este é o motivo por ter dado 3 estrelas no livro!
Bem, é isso. Sei muitos vão criticar minha opinião sobre o livro, mas é a minha opinião e ponto!


22 comentários:

  1. Acho muito relevante a sua visão sobre opiniões e verdades, confesso que devido a tudo isso eu prefiro nem me pronunciar sobre essas coisas, infelizmente temos pessoas perfeitas e donas de todas as verdades em nosso meio. Gostei como dispôs a resenha e achei plausível o motivo de ter dado 3 estrelas. Confesso que não é um livro que eu leria e nem é pela treta toda, mas pelo enredo que não me chama atenção e não me traz nada de novo. Parabéns pela sinceridade.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que, antes de se pronunciar se gosta ou não de algo, é preciso haver respeito pelo trabalho do outro. Se a pessoa não gosta é um direito dela, agora sair detonando pq não gostou, é ignorância! Obrigada pelo seu comentário e pela sua visita!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Mais livro polêmico? socorro, a cada semana aparece mais um livro sendo detonado :/ é triste ver a literatura nacional caminhando para isso. Mas falando do livro citado, não seria uma leitura que realizaria pelo ponto que você trouxe. Não gosto de cenas repetitivas demais e pelo modo que a sinopse se coloca, "sempre foi malandro" não me atrairia mesmo. Para ler livros que sei que sairei incomodada, eu nem pego. Gostei da sua sinceridade na resenha e acho que é assim que tem que ser. Gostou? Traz o porquê. Não gostou? Também traz o porquê.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Ana! E como você colocou, me intriga o quanto alguns livros nacionais levantam polemicas, algo que não vejo na literatura estrangeira. Obrigada pelo seu comentário e pela visita!

      Excluir
  3. Eu aplaudo a sua sinceridade nesta resenha. Penso que as indicações devem ser boas. Você está deixando claro que não é de todo ruim!! Se o leitor quiser fazer a leitura já sabe que poderá se decepcionar com o livro. Os erros de escrita deveriam ser revisados, com certeza!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a autora, o livro foi revisado (mas a revisora, no minimo, não tinha gabarito para ocupar tal posição, pelo ´o que acho). O livro está passando por uma nova revisão! Obrigada pelo comentário e pela visita!

      Excluir
  4. Acho que a unica resenha que li sobre esse livro, criticava-o tanto que fiquei descrente que algo assim tenha sido publicado, agora com sua resenha vejo tudo com mais clareza, nao acho que tenha sido abuso e sim só aproveitamento, mas só lendo a obra pra saber, no entanto, todas concordam em relação aos erros por parte de revisao etc, uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayhara fico feliz que você tenha uma visão mais clara sobre a questão e que de alguma forma, o que escrevi facilitou para que você visse a situação com mais clareza! Muito obrigada pelo seu comentário e pela sua visita!

      Excluir
  5. Sofia, que livro é esse, mulher!? Não conheço o livro e nem a autora, mas sou extremamente a favos de que as pessoas possam se expressa a medida daquilo de que tem entendimento. E percebi que você detona neste quesito, dando a sua opinião sincera e direta.
    Pode ser que algum dia eu queira ler esse livro, mas por agora não.
    Gostei bastante de sua forma clara e expressiva de se comunicar, continue sempre assim.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kaline e tenho para mim que é muito fácil julgar alguém ou algo levando em conta apenas a opinião de um. Infelizmente, muitas pessoas são "maria vai com as outras", em que a pessoa detona algo ou alguém e quem lê a opinião dessa pessoa, espalha como se fosse uma verdade. Aí está feita a catástrofe! Muito obrigada pelo seu comentário e pela sua visita!

      Excluir
  6. Oi querida
    Adorei sua resenha
    Eu também desteto quando a pessoa coloca mil partes do livro como resenha...
    Entendi seu ponto de vista e fiquei curiosa para ler este livro também.
    A falta de revisão é uma pena e tira o brilho da leitura, com certeza.
    Seu post é ponderado, como você.
    Dica anotada
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resenha tem que ser pratica e objetiva, mas sem spoiler! Odeio spoiler rsrsrrs! A autora me informou que o livro está passando por nova revisão! Muito obrigada pelo seu comentário e pela visita!

      Excluir
  7. Eu não li esse livro ainda e não me interessei por ler, mas tenho visto que muitos romances atualmente estão romantizando e normatizando relação abusiva sob a desculpa de não ter violência física e esquecendo-se que o abuso não é apenas no lado físico. Não digo só nacionais, estrangeiros também. Eu amo os livros da Audrey Carlan, por exemplo, mas a nova série dela eu não gostei por romantizar uma relação abusiva e fiz questão de comentar sobre isso na minha resenha. Enfim, cada um tem a sua opinião e o que não é uma boa leitura para um pode ser boa para outra pessoa. Não posso falar sobre esse livro porque não o li, o enredo mesmo que não me despertou interesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que não se interessou, mas com relação a livros abusivos, concordo com você, mas também não podemos esquecer que se esses livros vendem é pq tem quem compra! Uma editora não vai publicar um lote para satisfazer apenas um publico limitado de leitores. Há que ter muito cuidado ao afirmar que um livro é abusivo, pois nem sempre pode ser considerado abuso, quando a situação abusiva acontece uma unica vez!

      Excluir
  8. Ola,
    Pois eu nem sabia de treta sobre esse livro, são tantas hoje em dia que fica difícil acompanhar tudo. Sinceramente com treta ou sem treta não sei se me senti com vontade de ler o livro não com a fila que tenho aqui em casa. Uma pena ele ter tantos erros assim como comentou.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é só esse, fiquei sabendo de outro, cujo tema é escravidão ou algo assim. Não sei que livro é, mas sei que deu o que falar! Este do post, acredito, minha opinião, que foram muito injustos com o livro e com a autora, pois muitos que atiraram pedras, nem sequer leram o livro para saber se, a blogueira que afirmou que o livro era abusivo, era de fato ou não! No meu ver não teve abuso, acredito que foi mais mimimi do que fato mesmo! Obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Oi. não conhecia o livro, acho que é a primeira vez que vejo algo sobre, acredito que por não fazer parte de meu perfil como leitora, sobre essas confusões geradas sobre a temática da obra, teria que ler para compreender melhor. Porém. uma coisa digo, os livros não são os nossos inimigos, muita gente direciona a energia para o lado errado, quando o assunto é abuso sexual o inimigo CPF, não ISBN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, mas gerou muita polemica e alguns comentários bem injustos! Mas como vc disse, só lendo mesmo para saber! Obrigada pela visita!

      Excluir
  10. Oii! Nossa, eu não sabia que esse livro estava causando tanta polêmica. Eu tenho ele na versão digital no kindle, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Apesar da história parecer clichê, confesso que a sinopse tinha me deixado curiosa. E após ler a sua opinião fiquei mais ainda haha, para poder tirar as minhas próprias conclusões assim como você sobre essa polêmica. Gostei de saber os pontos positivos e negativos sobre a obra, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que tem o ebook, espero que leia e depois venha aqui dizer o que achou! Obrigada pela visita!

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas me apaixonei pela capa. Achei maravilhosa! Eu confesso que a forma rasa da história me fez ter menos vontade de fazer essa leitura, pois eu sinto necessidade de profundidade em histórias assim. Entretanto, fico contente que a autora não abusou na parte do clichê no livro.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro está passando por revisão e a autora me confessou que terá algumas alterações para melhorar o livro. Obrigada pela visita!

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.