29 de Março - Aniversário de Curitiba

Olá Colecionadores!
Tudo bem com vocês?
Dia 29 de março é aniversário da minha cidade, Curitiba, Capital do Paraná! Enquanto na maioria das cidades o aniversário é feriado, em Curitiba não! Isso mesmo! No dia do aniversário da Cidade não é feriado, é um dia comum, porém serviços públicos municipais não trabalham neste dia!


Curitiba é uma cidade jovem, com 325 anos já foi considerada cidade modelo no transporte publico e na reciclagem do lixo. Também é famosa por seus parques. Hoje, deixa muito a desejar, por mais que ainda seja considerada por muitos a melhor capital para se viver, a cidade está ficando defasada no que um dia foi considerada modelo de mobilidade para o mundo: o transporte publico. Curitiba não tem estrutura para suportar a construção de uma linha de metro e o principal transporte, os ônibus biarticulados, já não dão conta da demanda populacional.



Infelizmente, cada prefeito que passou pela administração, se preocupou com diferentes aspectos da cidade. Alguns investiram em transporte publico, outros em estrutura e saneamento, em tornar a cidade cada vez mais turística, investindo na construção e manutenção dos parques, enfim, não houve planejamento a logo prazo, levando em consideração o aumento populacional, mas sim na situação presente. É de todo ruim? Obviamente não, pois temos muitas coisas boas em nossa cidade, mas por outro lado, aquilo que não foi planejado, afeta a população negativamente. E transporte publico, está no topo das reclamações do curitibano.


Mas falando de coisas boas, Curitiba tem muitas atrações interessantes para quem vem fazer turismo na cidade. O famoso Festival de Teatro que acontece sempre próximo ao aniversario da cidade. Temos diversos parques e praças (praças arborizadas e com chafariz na maior parte), museus, até mesmo nosso biarticulado com as estações tubo são procurados pelos turistas. Sem falar das capivaras, moradoras do parque Barigui, o parque mais antigo da capital. Curitiba tem muitas curiosidades, como por exemplo o sotaque curitibano (mas para nós quem tem sotaque são os outros), a unica salsicha que conhecemos é o personagem do Scooby doo, nosso cachorro- quente é com vina e guardamos nossas canetas e lápis no penal. Tomamos leite quente, não gostamos de guria folgada e de piazada que fazem bagunça. Não gostamos de calor exagerado, passou dos 25° já estamos procurando ventilador e ar condicionado. Quando chega aos 30° então, socorro! Ninguém aguenta fica fora de ambiente climatizado! A estação do ano mais bonita em Curitiba é a primavera, temos muitos Ipês amarelos, que deixam a cidade belíssima! A segunda estação mais bonita é o outono, com um tapete de folhas colorindo em tons marrons as calçadas da cidade. Temos menos sol que a maioria das cidades brasileiras, mas este detalhe não afeta nosso humor. Não somos um povo mal humorado, somos apenas reservados e gostamos de manter nossa privacidade em privado! 
Gostaram do post? Abaixo deixo um ebook distribuído pela Faculdade Opet, comentando sobre as curiosidades de alguns monumentos de Curitiba e segue também um vídeo do Canal Tesão Piá. Para quem não conhece, recomendo! Além de ser super divertido, terá a oportunidade de ver como somos um povo bacana! 

Clique aqui e baixe o ebook!

5 comentários:

  1. Olá, eu nunca fui p Curitiba, mas tenho muuuuita vontade de conhecer, sempre que faço contato por telefone com pessoas daí expresso essa vontade. E por fqlar em telefone... Que sotaque mais gosto de ouvir o de vocês... Eu sei que vocês obviamente não tem sotaque... Rsrsrsrs.. Mas ainda assim é muitonbom de ouvir....

    Bjs

    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, não temos sotaque! rsrsrrs
      Espero que consiga vir em breve, a cidade é linda e tem muitos lugares interessante para conhecer! Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Guria! Tive aí em fevereiro, e a cidade é muito linda. Queria ter feito o passeio aquele de trem, mas não estava funcionando naquele findi... :(
    Eu me queimei muito aí, o calor e o sol é bem diferente daqui de porto alegre, rsrs.
    Sabe que no aniversário daqui também não foi feriado? Baita sacanagem...
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que também não era feriado! Fico feliz que tenha gostado da cidade e ultimamente tem feito um calor fora do comum por aqui. Mas quanto ao calor, Poa é muito quente também, mais que aqui eu achei! Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Vai amar e rir muito com os videos! Também não entendo pq não é feriado aqui, mas no dia da padroeira que é 8 de setembro, sim é feriado! Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.