3° Semana do Nacional (Parte I) - Para refletir!




O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Martin Luther King

Olá Colecionadores! Tudo bem com vocês?
Terceira Semana do Nacional e estou muito feliz com a ideia e o projeto! Uma pena que não tenha mais participação de autores nacionais, tanto para prestigiar o projeto, quanto para sugerir novas postagens ou até mesmo para prestigiarem os colegas autores que aparecem por aqui. Lamento a falta de participação mas, isto também nos dá indícios do porque nossa literatura não ser tão valorizada, pelo menos é o que penso! 

Se fracassar, ao menos que fracasse ousando grandes feitos, de modo que a sua postura não seja nunca a dessas almas frias e tímidas que não conhecem nem a vitória nem a derrota.
Theodore Roosevelt

Muitos autores querem ter suas obras reconhecidas, valorizadas, comentadas, sendo destaques em blogs e redes sociais de um modo geral. E eles estão certos, quanto mais divulgação, mais reconhecimento  o autor e seu trabalho terão. Porém, nem tudo são flores e nem tudo que reluz é ouro, como diz o ditado! Já aconteceu no meu blog e também em alguns blogs que acompanho, autores solicitarem parecerias. O blogueiro tem a opção de recusar, caso não tenha afinidade com o gênero escrito pelo autor, mas sempre vejo blogueiros mais que dispostos em divulgar a literatura nacional. Muitos autores confundem parcerias com blogs com campanha de marketing. Blogueiro não é marqueteiro! Ele não tem obrigação de ficar divulgando nos quatro cantos do mundo o trabalho do autor infinitamente! 

Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.

Roberto Shinyashiki


E o que falar então, do autor que fecha parceria com um blog e nem aparece para comentar sobre seu trabalho. A resenha que o blogueiro fez do livro/ebook, o link de divulgação informando os leitores sobre a parceria, mostrado todos os trabalhos do autor, enfim, fazendo um trabalho super bacana e o autor não tem a dignidade de aparecer e comentar! Ou mesmo agradecer o apoio não só do blog mas dos leitores que acompanham o blog.

Há encontros na vida em que a verdade e a simplicidade são o melhor artifício do mundo.
Jean de la Bruyere
Até aqui só mencionei coisas ruins, mas é para chamar a atenção mesmo! E para aqueles que a carapuça serviu, talvez seja o momento de refletir sobre sua postura diante dos leitores que acompanham seus trabalhos e dos blogueiros que os prestigiam. 

Acredite, existem pessoas que não procuram beleza, mas sim coração.
Cazuza

Mas tem MUITO autor bacana, gente boa mesmo! Aquele autor que te conquista pelo carisma, pelo respeito e pela atenção dada, seja para o blogueiro ou para o leitor. Quando um autor assim é parceiro de blog, pode ter certeza que o blogueiro vai além para divulgar o trabalho do autor. Agora, se além de carismático o autor escreve maravilhosamente bem, pode ter certeza que tanto blogueiro quanto leitores irão fazer uma corrente do bem para divulgar o trabalho do autor, não só nos quatro cantos do mundo, mas além se possível! 

A melhor maneira de animar-se é animar todo o mundo ao seu redor.
Mark Twain

O que quero chamar a atenção aqui, é que ninguém consegue ser alguém sozinho. Todos nós para sermos alguém, precisamos que um outro nos veja, no perceba, saiba quem somos e o que fazemos. Dessa forma nos tornamos alguém, que é reconhecido, respeitado e valorizado. Quer ter seu trabalho elogiado? Elogie o do seu colega! Quer que as pessoas te conheçam? Comece apresentando seus colegas aos seus amigos! 


Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.
Provérbio africano


Seja sempre gentil! Gentileza, gera gentileza! Não é clichê não, é a realidade! Espalhe a semente do bem, espalhe amor, espalhe gentilezas! E esteja aberto para colher os frutos das sementes que você semeou!

Se você quer fazer do mundo um lugar melhor, olhe para si mesmo e faça uma mudança.
Michael Jackson

Este post é para chamar a atenção de algumas coisas que percebo no mundo literário. Treta entre autores, entre leitores, entre blogs e blogueiros e até mesmo entre todo mundo junto. Uma lástima na verdade, perceber quantas pessoas se juntam para criticar algo ou alguém. Me pergunto se fizessem o movimento contrario, elogiassem ao invés de criticar. Qual seria o resultado? Enfim, é apenas uma reflexão para repensarmos sobre quem somos e o que queremos ser. 

Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada!
Sigmund Freud


Não importa o que as outras pessoas falem de você, o importante é que você continue sendo a pessoa que sempre foi. Se mudar mude para melhor.
Theodore Roosevelt

18 comentários:

  1. Uau, trechos escolhidos a dedo!!! Adorei a eletividade de pensamentos. Sobre ser autor é mesmo um dilema... E nem todos sabem lidar direito com a dádiva de escrever! Alguns se deixam levar pelo ego e pela vaidade ou se acham mais do que são, na verdade. Carisma é realmente tudo... A vida é uma piada mal contada... Resta sempre, a cada um, saber o que quer dela: Ver os risos ou espelhar as lágrimas. Prefiro rir porque, no fim, é tudo uma grande piada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por suas palavras, acredito que acrescentou e muito os meus pensamentos. Na verdade é sim, uma grande piada no final! Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  2. Oi Sophia, muito legal o teu post, eu concordo que parceria entre blogueiros e autores é uma troca, ambos tem que se beneficiar. Eu adoro quando aviso da resenha e o autor (a) vai lá e deixa um comentário, tem uns que são tão fofos que respondem os comentários dos leitores. Nestas parcerias, já tive a honra de ser convidada para ser leitora beta e até hoje, não recusamos nenhum pedido de parceria, mesmo que o gênero não seja meu preferido, eu quero ajudar a divulgar, nossos autores nacionais são maravilhosos e eu quero que todo mundo saiba.
    Adorei as frases!
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, alguns autores são tão fofos e dedicados aos leitores que sensibiliza mesmo. Já outros, sem comentários. Também adoro divulgar nacionais, mas quanto a parcerias, ando um pouco receosa, mas se me pedem sou muito solicita em ajudar. Tive o prazer em fazer parcerias com algumas autoras que realmente admiro, em breve trarei elas aqui! Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Olha eu criando polêmica: Sou contra esse tipo de parceria por permuta com autores independentes. Aliás com editoram até. Assim como ele está fazendo o trabalho dele, escreveu a obra e quer divulgar; também fazemos o nosso. Blogar não é algo fácil, pois conquistamos leitores e temos que manter nosso espaço. Acredito sim que o benefício tem que ser mútuo e não é um ebook, por exemplo, que fará isso acontecer. Desculpa =/ mas é que me irrita pq já fechei muitas parcerias assim e só ganhei cara feia hauhauhauhauhauhauhau e mais nada.

    Amei a publicação e as frases selecionadas.
    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo seu ponto e já passei pela mesma situação, mas também tive o prazer de conhecer autoras maravilhosas. Hoje fico receosa com parecerias, mas sempre procuro divulgar os nacionais que leio, mesmo sem ter vinculo com o autor! Obrigada pela visita e pelos comentários!

      Excluir
  4. Dificilmente eu faço parceria com autores, já fiz muitas, felizmente não tive tantas dores de cabeça como algumas amigas, mas agora seleciono mais antes de fechar algo. É triste ver o meio literário cercado por tantas tretas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora vc disse tudo: tretas! Pior é quando tem autor difamando autor! Mas infelizmente a inveja é um excelente incentivo na hora de apoiar ou detonar o concorrente! Obrigada pelos comentários e pela visita!

      Excluir
  5. Olá!
    Muitas verdades em seu post. Já passei por situações bem tristes em parcerias, como autores que passam os dados, fazemos o texto do perfil de divulgação com todas as obras e, então, o autor some. Não manda nem sinal de fumaça mais, ignora as mensagens... É bem triste. Mas aí vem o autor amorzinho, e esse ano, graças a Deus, encontrei muitos assim! Esses, que estão sempre se comunicando e mostrando o mesmo interesse que a gente, fazem tudo vale a pena mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse tudo Fernanda! Obrigada por comentar e pela visita!

      Excluir
  6. Oiii Sophia

    Esse é um desabafo mais que sincero e eu super respeito e valorizo isso, pois os blogs estão ai pra isso pra apontar o que está errado também. ta certissima. Tem autor esperanod muito sem dar nada em troca, às vezes nem mesmo se prontifica a divulgar a resenha feita em sua própria rede social acredita? Isso sem falar daqueles autores que querem uma resenha positiva sim ou sim confundindo resenha que é opinião pessoal, com um trabalho genérico de publicidade que é impessoal. Enfim, é um tema espinhoso mesmo. Tem gente muito legal, mas tem gente que ainda prcisa aprender bastante, amadurecer e entender que parceria significa dois andando num mesmo sentindo, se ajudando mutuamente. Espero que aos poucos a gente reverta o quadro ruim e que a blogosfera literaria se torne melhor, em varios sentidos.


    Beijokas

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da postagem e muitos de seus pensamentos são compatíveis com os meus, principalmente em relação a parceria. Nem preciso dizer que as frases escolhidas são perfeitas, parabéns.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Sophia!
    Adorei seu post. Depois que resolvi manter o blog sozinha, já que dedicação e compromisso não é algo para todos, passei a selecionar mais as parcerias com autores independentes. Alguns tenho verdadeiro carinho e são bem parceiros mesmo, porém alguns me decepcionaram então resolvi não renovar. Parceria é algo mútuo, não temos que fazer propagandas como se fossemos da sua equipe de funcionários, me irrita isso, principalmente aqueles que nem se dão o trabalho de comentarem a própria resenha. Por isso cada vez mais me fecho para alguns e prefiro manter minhas leituras sem imposições alheias.
    Amei as frases selecionadas.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sophia! Já fizemos parcerias com autores lá no blog, mas geralmente acontece bem isso o que vc mencionou, a gente resenha, apresenta, mas acaba depois perdendo o contato com o autor. Mesmo porque, somos bem sinceras com as resenhas e, às vezes quando apontamos algo que não curtimos, as críticas são rebatidas de forma bem mal educada. Mas existem sim autores bem bacanas para se trabalhar, acho muito legal quando vejo posts de livros e autores promissores na blogosfera.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Ótimos pontos levantados na postagem! Eu particularmente não faço mais tanta parcerias com autoras justamente por alguns pontos mencionados. Fora exatamente achar que somos marketeiros de 30 em 30 minutos. É triste, pois a nossa literatura poderia ser mais reconhecida. Adorei as suas palavras <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Muito bacana! Eu nucna fiz parceria com autor ou editora, mas achei bacana a sua idéia de deixar a gente saber um pouco como tudo isso funciona. Obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  13. Adoro o Martin Luther King ele tem a mesma base teórica da minha.

    "E o que falar então, do autor que fecha parceria com um blog e nem aparece para comentar sobre seu trabalho. A resenha que o blogueiro fez do livro/ebook, o link de divulgação informando os leitores sobre a parceria, mostrado todos os trabalhos do autor, enfim, fazendo um trabalho super bacana e o autor não tem a dignidade de aparecer e comentar! " Eu não comento! Bom, acho que tratar da produção nacional é importante, só que um debate consistente, forte. Por exemplo, sempre gosto da base analítica da Terapia comunitária sobre identidade e como isso se molda bem na questão da produção literária nacional. Essa confusão de brigas entre autores com autores (é muito antiga, o Murilo Mendes sofreu com isso), blogueiro e autor, não tenho muito o que dizer, só não curto gastar minha energia e tempo com isso.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.