RESENHA 13: Naty Rangel - Retratos de Uma Vida

Titulo: Retratos de Uma Vida
Autora: Naty Rangel
Ano de Lançamento: 2015
Paginas: 236
Editora: Novaterra

Skoob 
Oferta 


Sinopse:
A nossa vida é feita de flashes. E fazemos uma coleção deles: bons, ruins, inesquecíveis e inesperados. E não é diferente para Jennifer, uma jovem aspirante a fotógrafa que sonhava em trabalhar para a maior revista do país. Só que alguns de seus registros não foram nada bons. A perda dos pais num acidente de carro, e a traição de um namorado com sua melhor amiga na adolescência, traumatizaram. Mas o tempo, e o irmão inseparável, deram a força que ela precisava para continuar, e em 8 anos essa fotógrafa alcançou a tão sonhada vaga na revista. Esse foi apenas o começo de uma sessão de flashes emocionantes.
Jennifer Torres estava prestes a conquistar a profissão dos seus sonhos... e o coração de alguém inesperavel. Um romance com os melhores momentos ilustrados, para você não perder nenhum click.
A autora, Naty Rangel, é moradora do Rio de Janeiro, e viu no sucesso do seu livro nas plataformas online Wattpad, Widbook e Nyah, que ela tinha potencial para lançá-lo por uma editora. Fisgada pela Novaterra, também situada na cidade maravilhosa, ela almeja que o sucesso se concretize no papel para lançar a continuação dessa história de amor, já planejada. 

Resenha:
Aprecio muito os escritores nacionais e sei como é difícil ser reconhecido como escritor em um país que privilegia a literatura estrangeira, principalmente a americana. Já li vários livros nacionais de alto gabarito, mas esse não entra nessa lista. Vou dividir minha opinião em dois blocos: Pontos positivos e pontos negativos do livro.
*Ponto Positivos: é para um público mais adolescente; livro curto e de leitura rápida. O interessante é a abordagem homossexual que ela faz no livro, achei super bacana.
*Pontos Negativos: contém muitos erros de concordância, ora é escrito em primeira pessoa, ora é escrito na terceira pessoa. É fato que no dia-a-dia não usamos o português corretamente, agora na escrita, principalmente de um livro, considero inadmissível não saber escrever. Fica óbvio que a revisão foi muito falha. Personagens com personalidades muito volúveis e dúbias, que se contradizem em vários momentos. Achei a protagonista muito "femme fatale", mas em alguns momentos extremamente fraca de personalidade e de postura. O drama/suspense inserido no livro achei muito fraco, raso mesmo. Outro fato que não gostei no livro é a questão de ela nomear os personagens pelo sobrenome. Sabemos que no Brasil não existe a cultura de chamar as pessoas pelo sobrenome e sim pelo primeiro nome. Achei essa colocação dela totalmente desnecessária e que não condiz com nossa realidade. O único local onde se utiliza o sobrenome como nome é no exercito e como o enredo não se passa no exercito... 
Como disse no inicio, é sempre bom valorizar escritores nacionais. Mas há certas coisas que fazem de um livro um bom livro, e essas coisas dependem do escritor exclusivamente, como ter um bom enredo, escrever e argumentar bem, permitir que outras pessoas leiam a obra antes de sua publicação e ouvir as criticas, fazendo os ajustes necessários.
Se eu indico o livro? Bom, para quem gosta de leituras rasas e rápidas, está aí uma dica!











9 comentários:

  1. Oiii, tudo bem?
    Preciso dizer que realmente tenho muita vontade de ler essa obra, sou uma grande fã da Nathy e acompanho seu trabalho nas redes sociais. Diante disso, acredito que seja um livro emocionante que me tocaria de uma maneira surpreendente. Sua resenha está incrível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Também sou apoiador da leitura nacional, existem livro maravilhosos que às pessoas não conheçam e que vale muito a pena, espero que nossa cultura em relação a isso mude. E sobre o livro, eu acho que já ouvi falar da Naty, principalmente no insta, mas nunca tinha ouvido falar desse livro. E a ideia de abordar a homossexualidade é uma ótima ideia, mas esses erros ortográficos e de concordância acabam me desanimando na hora de pensar em ler o livro =/.
    Ah, e parabéns pela resenha, gostei de você ter colocados os pontos positivos e negativos!
    https://leitorironico.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sophia.
    Eu gostei da capa e da premissa do livro. Conheço vários autores ótimos que começaram no wattpad. Pena que o livro teve mais pontos negativos do que positivo. Isso da revisão mal feita acaba com uma boa história. Eu li um livro esses dias que era um drama e a história até que era boa, mas tinha tantos erros que ficou dificil de gostar. É uma pena.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro e nem a autora, confesso que seria preconceituosa e não ia ler pela capa, mas lendo a sua resenha percebo que infezlimente não iria gostar eu acho do livro mesmo, não de historias rasas e rapidas, perdem todo o encanto, mas dai eu me pergunto a editora não percebeu e deu toques a autora? Tanto nos erros como na historia si? Bom sei lá uma mão lava a outra não é verdade?! Sobre a resenha parabens muito bem escrita e melhor de tudo sincera.

    ResponderExcluir
  5. Olá Sophia!!
    Eu achei a sinopse do livro bem interessante e até cheguei a pensar em ler o livro, mais ao ler sua resenha fiquei murcho, os pontos negativos se sobressaem muito mais que os positivos e assim fica difícil né? Não sou um leitor avido de escritores brasileiros, mas sempre que posso leio algum e sim é importante apoiá-los, mas como vocês mesma pontuou em alguns casos fica difícil né?

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  6. Ooi
    Desde a sinopse o livro não me interessou,apos sua resenha tive certeza que não gostaria. Além disse achei a capa bem feinha :(
    Que pena que não gostou!

    Beijoos
    https://estantemineira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá! Entendo que temos sim que valorizar a cultura e os artistas de nosso país e, pelo que você disse, é um livro leve de leitura rápida, que vale a pena conhecer. Que pena esses erros de revisão, espero que a editora conserte para a próxima edição. Quanto a chamar os personagens pelo sobrenome, isso é uma coisa que também me incomoda e acho que esse problema pode ser solucionado se e quando a autora desejar. Talvez ela quis dar um toque diferente ao livro, não sei.
    De toda forma, como aprecio os autores brasileiros e se trata de uma leitura rápida, estou pensando em dar uma oportunidade.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. É uma pena quando a revisão é mal feita ou inexistente no livro, isso já pode afastar muito o leitor do conteúdo em si.
    Sinceramente com taaantos pontos negativos, não tenho a mínima vontade de ler. Parabéns pelos comentários sinceros.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Fiquei meio desanimada de ver que a obra tem mais pontos negativos que positivos. rsrs
    Eu adoro a literatura nacional, mas temos que ser sinceros mesmo assim, né? Gostei da sua resenha. E olha que mesmo sendo a maior parte negativa, eu leria só para poder tirar as minhas conclusões. ;)
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.