RESENHA 37: Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern


Titulo: Simplesmente Acontece - Não se pode controlar as coisas que vêm do coração  
Autor: Cecelia Ahern
Ano: 2015
Páginas: 448
Editora: Novo Conceito
Avaliação: 5/5


Sinopse:
Você acha que é possível existir amizade verdadeira entre um homem e uma mulher?
O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para a outra simplesmente não conseguem ficar juntas?
Desde crianças, Rosie e Alex viviam juntos. Todo mundo achava que eles tinham nascido para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família de Dublin para os Estados Unidos.
Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de e-mails, mensagens de textos, cartas, cartões-postais... Ele se tornou um cirurgião renomado... Ela continua correndo atrás do sonho de trabalhar em um hotel luxuoso. Os desencontros, as circunstâncias e uma absurda falta de sorte os mantiveram longe um do outro – até agora.
Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.
Resta saber se eles vão ter coragem de apostar tudo, inclusive a própria amizade que os une, num amor para a vida inteira. Que tipo de surpresa o destino reserva para eles desta vez?
Cecelia Ahern nos presenteia com outra de suas histórias de amor mais do que possíveis, mas não por isso menos mágicas... Os personagens de Simplesmente Acontece são cativantes e supercomuns – e é justamente por isso que torcemos tanto para que sejam felizes. As lições deste livro? A vida passa rápido, e alguns erros, mesmo que pareçam bobos, podem carregar você para longe da felicidade.

Resenha:
O livro vai contar a história de Alex e Rose, desde quando eles se conheceram quando tinham cinco anos, passando por toda infância, adolescência, juventude e idade adulta. São melhores amigos desde sempre, compartilham confidencias, sonhos, projetos e frustrações. É um livro que emociona muito, pois esse livro nos mostra exatamente como funciona nossa vida, ou seja, sempre estamos fazendo plano, sonhando em realizar algo e de repente acontece algo, que muda o curso dos nossos planos e dos nossos sonhos. Simplesmente Acontece é o livro que nos traz nossa própria realidade enquanto pessoas humanas e subjetivas que somos. Nos mostra que não somos donos do nosso próprio destino, que as vezes, simplesmente acontece algo, que muda tudo. Nossa vida, nossa trajetória, nosso rumo!

Como a vida é engraçada, né? Bem na hora que você pensa que está tudo resolvido, bem na hora em que você finalmente começa a planejar alguma coisa de verdade, se empolga e se sente como se soubesse a direção em que está seguindo, o caminho muda, a sinalização muda, o vento sopra na direção contrária, o norte de repente vira sul, o leste virá oeste, e você fica perdido. Como é fácil perder o rumo, a direção…
 
É por isso que Cecelia nunca me decepciona, me encanta cada vez mais, com sua escrita mágica, seus enredos envolventes e suas histórias tão singulares e profundas, que mais parecem com a historia de alguém e não apenas uma historia de ficção. Mas este livro, apesar de ser ficção, ele conta a história de muitas Rosies e muitos Alex.
Quando peguei o livro para iniciar a leitura, achei que não iria gostar, pois o formato desse livro é bem diferente dos outros livros da Cecelia. Nesse livro, os personagens não dialogam pessoalmente, todo o enredo do livro é descrito em forma de cartas, e-mails, bilhetes, cartões postais, chats. Apesar de ser um formato incomum, entrei na história, amei conhecer cada personagem, viver suas alegrias e tristezas, e até mesmo me emocionar em algumas situações.

Mas todos nós precisamos de sonhos. Precisamos de esperanças, saber que podemos algo além do que já temos.
 
É sempre difícil dizer qual livro da Cecelia é melhor ou que mais gostei, pois cada um tem sua particularidade e fica muito difícil fazer comparações ou escolhas. Para quem conhece a escrita da autora, de mais de uma obra dela, sabe e entende bem o que estou tentando dizer. Os livros dela são únicos! Únicos porque você não consegue ver semelhança com outros livros dela, com exceção do lugar onde eles se passam, nada mais é comum entre os outros livros. Os personagens são sempre diferentes, não existe a mínima semelhança com outros personagens dos outros livros da autora. Esse é o sexto livro da Cecelia que leio e nem parece que foi escrito pela mesma pessoa! Cecelia é incrível.

Eu percebi que esteja onde você estiver, com quem estiver, eu vou sempre amar você.















41 comentários:

  1. Eu tenho muita vontade de ler algum livro da autora, mas dentre tantos, acho que esse é o que mais me chama atenção. A história parece ser muito envolvente e espero poder lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeita para falar Beatriz, amo essa autora e todos os livros que já li dela. Espero que vc aprecie a autora tanto quanto eu! Obrigada por comentar!
      Bj

      Excluir
  2. Eu tenho esse livro tem um tempo. Amo livros que conta amizade entre mocinhos que se transforma em amor. Mas fui inventar de ver o filme antes e perdi a vontade. Olha o pecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é um lixo, muito ruim mesmo! Não vai se decepcionar com o livro, garanto! Obrigada por comentar!
      Bj

      Excluir
  3. Dos livros da Cecelia Ahern este é o que achei mais fraco :( A tradução dele no meu ver ficou ruim.
    Porém a história dos dois é um amorzinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Helana, não percebi erros, mas talvez por gostar tanto dos livros da autora, isso nem seja tão importante assim para eu notar! Obrigada por comentar!
      Bj

      Excluir
  4. Olá!
    Eu ainda não li o livro mas já assisti ao filme e fiquei simplesmente apaixonada! Ainda mais porque amo a Lily Collins hahaaha então acho que muito em breve vou conferir esse livro.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai amar o livro, que é bem diferente do filme! Muito melhor na minha opinião! Obrigada por comentar!
      Bj

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Ah, como eu amo esse livro! <3
    Assim como você, eu sempre tenho dificuldade em dizer qual livro da autora eu gosto mais, mas acho que "Simplesmente Acontece" tem grandes chances de ganhar nesse quesito. Apesar de ter sentido vontade de jogar o livro pela janela em diversos momentos durante a leitura, não consegui não amar a história.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Como fiquei feliz de saber que vc compartilhou dos mesmo sentimentos e emoções lendo esse livro e também sobre a autora! Muito obrigada por comentar!
      Bj

      Excluir
  6. Oi, Sophia. Tudo bem?
    Imagino que a escritora deve ser muito boa mesmo, pois contar a história dos personagens da infância à fase adulta e tudo isso por meio de cartas, bilhetes e etc, não é para qualquer um. Precisa ser experiente e bom. Se eu gostasse de romance,com certeza iria ler o livro, pois achei incríveis as novidades. Mesmo assim, obrigado pela dica.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que não seja seu gênero favorito Leandro, pois autora é ótima com as palavras! Obrigada por comentar!
      Bj

      Excluir
  7. Olá! Li recentemente um livro da Cecelia e fiquei encantada com a escrita dela. Simplesmente acontece parece ser um livro delicioso de ler, já está na lista. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Suzana! Cecelia é ótima sem duvida! Amo a autora! Obrigada por comentar!
      Bj

      Excluir
  8. Oiii, tudo bem?
    Eu ganhei esse livro no natal e ainda não consegui ler :P
    Que vergonha hahahhahaha
    Mas tenho muita vontade. Vi o filme algum tempo atrás e me apaixonei. Espero que o mesmo aconteça com o livro. O formato também não é comum para mim, mas acho que posso gostar =D
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine! Mas o filme não é nem a metade de bom que o livro é, sem comparação! O livro é infinitamente melhor! Obrigada por comentar!
      Bj

      Excluir
  9. Conheço a escrita da Cecelia e realmente é tudo isso que você citou. Quando vi o título, pensei: já conheço o enredo. Assisti o filme mais de uma vez. Agora quero ler o livro! É exatamente o tipo de leitura que me envolve de tal maneira que se torna prioridade até que eu chegue no final da história.
    Bjs,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. A Cecelia tem uma narrativa maravilhosa mesmo, e fiquei bem interessada neste livro, ainda mais porque gosto de ver romances que nascem depois de uma bela amizade. Acho que estes são os amores mais verdadeiros.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como falei é difícil dizer qual livro dela é melhor, todos são muito bons e encantam o leitor. Obrigada por comentar!
      Bj

      Excluir
  11. Eu li esse livro e acho a escrita da Cecelia interessante, mas, definitivamente, essa obra comigo não funcionou, não curti o enredo, achei cansativo. O livro dela que mais curti foi A Lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei A Lista!Na verdade gosto de tudo dela! Obrigada por comentar!
      Bj

      Excluir
  12. Nunca li nada da autora, mas assisti ao filme. Achei bonzinho, nada tão incrível. Mas gostei da fragilidade das mudanças e como elas nos afetam. Hoje, não sei se leria o livro, mas tô pra rever o filme :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Nina, o livro é bem diferente e bem melhor que o filme! Recomendo a leitura! Obrigada por comentar! Bj

      Excluir
  13. Olá, Sophia! Tá aí um livro que comecei a ler e não continuei. :/ Não por não me interessar pela história (que muito em agrada), mas pela mesma estranheza que você teve, quanto ao formato. Adoro cartas e diálogos mas confesso que me cansou um pouco. Ainda sou encantada pela história e curiosa com o desfecho, então talvez volte a ler o livro. rs
    E este quote sobre sonhos é lindo... levo pra vida! <3

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yohana! Sim, o formato é estranho, mas como esse não é o primeiro livro que leio assim, consegui concluir sem me cansar. Mas termine, não vai se decepcionar! Obrigada por comentar!
      Bj

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu já li livros da autora, mas confesso que esse não chama muito a minha atenção, sabe? Eu vi o filme e até gostei da história, mas não fiquei animada para conhecer a obra que foi adaptada. Enfim, fico feliz em ver que você gostou do livro e espero um dia ler ainda.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Ai eu to revoltada comigo mesma que ainda não tive a oportunidade de ler e nem de assistir o filme desse livro.
    Amei a sua resenha e meu Deus... me deixou mais ansiosa ainda para ler esse livro.
    Parabens... mandou muito bem

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado Mayara! Espero que vc aprecie tanto quanto eu! Obrigada!
      Bj

      Excluir
  16. Oiii, eu amo este livro! Haha

    Li no ano que lançou e tive momentos incríveis. De alegria e raiva. Pois sofri muito com Rosie. Acontece tanta coisa com esta menina, que nossa. Você percebe como sua vida é boa. Foi uma experiencia maravilhosa com a autora, pois foi o meu primeiro livro dela, abriu portas para ler outros livros dela. Adorei sua resenha. Aaah, eu gostei muito do filme também.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, mas quanto ao filme, discordo, eu não gostei! rsrsr Obrigada por comenta!
      Bj

      Excluir
  17. Oi!!
    Dificilmente eu leio esse estilo de romance, mas tenho vontade de assistir o filme, pois muitos leitores gostam desse livro e imagino que o filme deve ser bom.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Lizi, o filme não chega nem perto do livro, mas espero que vc goste! Obrigada por comentar!
      Bj

      Excluir
  18. Já vi o livro por ai e vejo o filme também, ainda nao assistir e nem li, confesso que logo que vi o titulo, achei que seria mais uma historia bobinha, mas pela sua resenha, talvez nao seja tão, parece ter um enredo bacana e me chamou a curiosidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Viviana! Espero que aprecie também, caso venha a ler! Obrigada por comentar!
      Bj

      Excluir
  19. a experiÊncia inicial com a autora não foi das mais felizes... simplesmente não senti emoção alguma com a escrita de Cecelia... ainda pretendo dar outra chance pra ela, mas não com esse romance... pois a premissa dele me pareceu 'mais do mesmo'...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não curtiu Maria Valéria! Eu amo a autora então sou suspeita para falar! Obrigada por comentar! Bj

      Excluir
  20. Olá, esse foi o único livro da autora que eu li, e não sei se quero ler outros, pois apesar de ter gostado da história, acho que o formato como ela foi escrita não deu muita profundidade a história, achei que ela nas telinhas tem uma carga de sentimentos muito maior do que no livro mas é um livro realmente bom.

    ResponderExcluir
  21. Tenho dois livros dela na estante e ainda não li, leio tanto elogio que fico me sentindo culpada por anda não ter dado uma chance logo.

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá, já assisti o filme e adorei de paixão. Sempre que posso, revejo e choro muito haha Confesso que nunca tinha me interessado pelo livro porque só via resenhas negativas. A sua é a primeira que fala positivo e me deixou curiosa. Dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.