ENTREVISTA: [5° SEMANA DA LITERATURA NACIONAL] - Tuka Vilhena



[5° SEMANA DA LITERATURA NACIONAL]
Autora: Tuka Vilhena

🎤Entrevista!
🎤Nome completo: Nasci como Ana Maria Vilhena Coelho
🎤Cidade natal e cidade onde vive atualmente: Lins-SP e Jundiaí- SP
🎤Quem é você? Sou uma pessoa simples, viúva, com dois filhos já criados (o pai faleceu quando eles tinham 6 e 12 anos e ao criei sozinha). Professora de História, já aposentada, que descobriu na escrita, uma forma não apenas de colocar para fora o que tenho na mente, mas também de poder proporcionar momentos intensos e emocionantes a outras pessoas.
🎤Quando decidiu que queria escrever? Sempre tive ideias na cabeça, desde adolescente. No entanto foi apenas quando comecei a usar mais a internet e entre os diversos blogs que encontrei, um estava fazendo um concurso de contos. Conversando no chat com umas amigas, resolvemos que iríamos tentar colocar no papel as ideias. Quando completei o conto Recomeçar, estava me sentindo tão bem que pensei que poderia gostar de continuar a escrever.
🎤Como surgiu a ideia do primeiro livro? Estava sozinha em casa, queria escrever algo diferente, não simplesmente mocinho encontra mocinha, se apaixonam a primeira vista, encontram um(a) ex ciumento (a), mas no final dá tudo certo. Estava calor, deitei no sofá e sabe aquele estado em que vc está meio que acordada e dormindo? De repente veio na cabeça uma ideia de escrever algo sobre um bandidaço, um bem malvado mesmo, que quando foge da lei, perde a memória e recomeça a vida, mas agora perto de uma família unida e amorosa. O cara que não se lembra quem era, iria viver como um novo homem, mas o passado o reencontraria na forma de seus comparsas e ai ele teria de decidir qual caminho sua vida teria. Depois de muita pesquisa, pois sou perfeccionista com relação a fatos históricos, ambientei a história no Texas em 1885. Nasceu assim o livro Correntes do Passado.
🎤O que representa para você ter as suas obras publicadas? Os livros sempre foram meus companheiros, desde criança meus presentes de Natal e Niver eram livros. Eu viajava em todas as histórias que lia. Agora, ter minhas ideias em um livro e saber que ele vai estar presente na vida de outras pessoas, que irá proporcionar momentos de alegria e emoções diversas nos leitores, não tenho como explicar, é demais!
🎤De todos os livros que escreveu tem algum que considere que foi mais trabalhoso? Creio que este que estou escrevendo agora e que ainda não tem título. O livro é o segundo da duologia Highlanders, e se passa na Escócia em 1359. Mesmo com toda a pesquisa que já fiz para escrever Honra ou Traição (o primeiro livro), a protagonista Màiri é cega, e escrever sobre isso naquela época, está me dando muito trabalho. Imaginem que quando ela entre em um local, alguém deve descrever tudo para ela...
🎤Tem algum personagem preferido, ou todos têm a mesma importância para você? Meus personagens são como meus filhos, então não tem como escolher um. No entanto, meus leitores, aqueles que leram toda a trilogia Cold Water, sempre falam de um garotinho que aparece nos livros, o Fox... Aliás, estou pensando na história dele...
🎤Se fosse para eleger seu melhor trabalho, qual livro seria? O último Honra ou Traição. Creio que estou mais madura na escrita, que fiz pesquisas mais rigorosas, inclusive no livro, coloquei mapas dos clãs, notas de rodapé e notas da autora, explicando o que acreditei ser necessário para um melhor entendimento da época.
🎤Em que momentos você escreve? A qualquer hora, basta me dar meu caderno e uma caneta (de preferência preta).
🎤Tem alguma mania ao escrever? Escrevo melhor no papel e depois quando digito vou aprimorando o texto. Também não escrevo com música...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.