2° Semana do Nacional (Parte II) - Resenha 73: Os Ossos na Caverna - Márcia Pimentel


Titulo: Os Ossos na Caverna
Autora: Márcia Pimentel
Ano: 2015
Páginas: 192
Editora: Clube de Autores
Nota: 3/5

Sinopse: A vida de Bruna mudará depois que um amigo consegue um estágio para ela trabalhar com o melhor arqueólogo na Escócia, em um sítio onde dois esqueletos foram encontrados. Ao entrar na caverna onde estão os esqueletos, Bruna sente que tem uma ligação com eles. E mais uma mudança a aguarda na Escócia. Depois de tanto procurar por um homem que pudesse se entregar plenamente, ela encontrará o conde Gillyan MacKenzie. Gillyan, como Bruna, nunca conseguiu se entregar em uma relação, mas assim que vê sua assistente pela primeira vez, seu coração a reconhece de seus sonhos. Bruna também sentirá uma forte atração por Gillyan, mas algo dentro dela lhe diz para ficar longe dele. E ao viajar no tempo, Bruna descobrirá o segredo dos esqueletos na caverna e também um segredo que ronda a vida de Gillyan MacKenzie e todos os chefes do clã MacKenzie.

Meus Comentários: A estorinha é boa, se fosse revisado por profissionais, seria um belo trabalho. O livro é criativo, envolvente e muito fofo, mas... muitos erros, erros grotescos! Muita repetição de palavras, erros ortográficos graves e redundância, muita redundância.
Quanto mais leio, mais crítica fico nas minhas avaliações, pois quando conhecemos autores/escritores que tem respeito pelo seu trabalho e pelo leitor, sua maior preocupação é com a qualidade do produto que ele está distribuindo. Não interessa o valor, tem que ter qualidade! Não é porque um produto está sendo distribuído gratuitamente ou por algum valor simbólico que deverá ser medíocre ou de má qualidade!
Como disse no inicio, o livro de fato é bom, mas tira qualquer credito que ele venha a ter pela quantidade de erros. 
Para um leitor que tem um nível acadêmico alto, o trabalho em questão é de péssima qualidade, não nem para classificar de medíocre. Agora, para um leitor mais leigo, poderá não se importar com os erros, mas como os livros não vem com "avisos" dizendo para que publico é destinado, acaba caindo nas mãos de uma leitora, que tem um pouco mais de instrução acadêmica, como no meu caso, e que fica decepcionada com a falta de respeito que o autor demonstra ter pelo seu trabalho, mas principalmente com o leitor. 
Esta crítica não tem o intuito de desmotivar a leitura do livro, mas conscientizar os novos autores da importância de publicar um trabalho com qualidade!
Se o livro tivesse passado por uma boa revisão, não tenho duvidas que minha nota seria 5 e até poderia colocar como favorito, pois conteúdo e criatividade ela tem!

20 comentários:

  1. Olá

    Uma pena que o livro não é como o esperado. Quando vamos em algo publicado, realmente, não imaginamos encontrar algo sem revisão ou com uma revisão muito baixa, porém, como a auto publicação tem se tornado comum, muitos não se preocupam com isso, o que é bem triste.
    Acredito que o interesse e o gosto não depende do grau de escolaridade do leitor, mas do que ele é capaz de filtrar (pois já vi muitos leitores formados em várias áreas que não dão tanta atenção a ler livros com muitos erros), mas compreendi seu ponto e é uma pena.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente muitos não se preocupam que essa questão de erros mesmo! Mas eu não consigo ler algo com erros, ainda mais se forem de conjugação verbal! Me irrita rsrsr Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oi Sophia. Muito importante suas observações, é um retorno aparentemente negativo, mas servirá para o desenvolvimento profissional da autora. Nos próximos títulos poderá apresentar um trabalho melhor ou quem sabe republica-lo já com uma boa correção... Também sofro como você quando leio algo assim. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que quando o autor auto publica sem revisar, ele não pensa nos leitores e sim na $. Pois para mim é muita falta de respeito para com o leitor o autor que publica sem revisão, cheio de erros! Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Eu me importo com os erros sim. E quando há vários, nem consigo foca mais na trama e fico esperando por mais rs... Pena que a leitura não agradou 100%. Não sei se eu daria uma chance. Adorei sua sinceridade.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro tem uma estória bacana, super legal mesmo, mas a quantidade de erros, repetições e redundâncias são além do normal e permitido! É quase assassinato em primeiro grau da língua portuguesa! Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Uma pena quando a trama é boa, mas a edição acaba prejudicando o trabalho do autor, talvez seja a ânsia em publicar a obra que acabe resultando em algo medíocre . Não acredito que seja necessário um nível acadêmico muito elevado para notar erros grotescos, basta ser um assíduo leitor para constatar.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você. Se todo autor fosse antes um leitor, muitos erros seria evitados, uma pena que não é assim que acontece! Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Eu não conhecia o livro e a história não despertou o meu interesse. Sobre erros ortográficos ou de digitação, eu também me incomodo, mas sei que os livros passam por revisões antes da publicação, tudo bem que o autor precisa estar sempre em busca de conhecimento e quanto mais ele souber mais valor agregará ao seu trabalho, porém, acho que encontrar erros tão grotescos da maneira que você falou atrapalha a leitura. É preciso um bom trabalho de revisão, nesse caso acredito que ou não teve revisão ou o serviço contratado foi de péssima qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você e o pior de tudo é que isso atrapalha a imagem do autor, mas aprece que este fato não incomoda tanto assim os autores, pois é raro quando leio um nacional que não tem erros! Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Uma pena que o livro tenha tantos problemas. Como você disse que o ele tem uma trama envolvente, então acho que a autora deveria procurar bons profissionais para sanar os problemas de revisão. Essa é uma questão até fácil de resolver. Agora salvar enredos medíocres é outros quinhentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade! Acredito que se o livro fosse revisado por profissionais, aumentariam as vendas e quem sabe até alguma editora se interessasse em publicá-lo? Mas do jeito que está, sem chance de ir para publicação impressa! Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Oie!
    Eu amo livros nacionais, mas me deixa muito chateada quando vejo diversos erros com livros que não recebem um cuidado tão grande quanto a revisão.
    Vou deixar passar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem uma boa estória, mas infelizmente a quantidade de erros atrapalha a leitura sim! Obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas a sinopse não despertou minha curiosidade para ler. Que pena que, apesar de você ter gostado da estória, os erros foram tão grotescos. Isso é algo que realmente incomoda muito e acredito que demonstra falta de comprometimento do próprio autor. O mínimo que se espera de um livro é uma boa revisão para evitar que erros assim aconteçam.
    Já não tinha me interessado pela sinopse, mas sabendo dos graves problemas com revisão, é uma leitura que descarto completamente. De qualquer forma, adorei a sinceridade da sua resenha e espero que a autora preste mais atenção em edições futuras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu ainda não conhecia esse livro. Achei a capa até bonitinha e a premissa, apesar de clichê aparentemente, interessante. Pena que os erros lhe incomodaram muito.

    ResponderExcluir
  10. Ola
    É muito triste quando isso acontece, vejo o quanto os autores se preocupam com essa parte, pagam revisão para ficar uma leitura agradavel . Espero que possam corrigir isso, pois me interessei pela leitura.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro tem um enredo super interessante, uma pena a quantidade de erros! Obrigada pela visita!

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.