Vou Escrever um Livro...

 
Olá Colecionadores!
Estreando uma nova coluna aqui no blog! E para inicio, o tema se   refere aos novos autores/escritores.
Neste post quero comentar e expressar minha opinião sobre a quantidade de pessoas que querem ou estão querendo escrever um livro.


No Facebook participo de vários grupos em que novos autores divulgam seus trabalhos. Há muitos grupos que ajudam na promoção e divulgação, tanto do autor quanto de seu livro/livros. Acho muito bacana a iniciativa de quem se propõem a escrever, pois nós leitores sabemos que nem todo mundo nasceu para escrever, portanto escrever um livro, exige dedicação e pesquisa, para não escrever errado e falar o que não se sabe. Porém a quantidade de gente que não sabe escrever e que está se aventurando no mundo literário, é cada vez maior.
Há muitos grupos no Facebook voltados para a literatura de Wattpad e sempre que posso, dou uma passadinha por lá, pra ver o que tá rolando. Também sigo alguns autores e leio alguns livros nesta plataforma. Mas como mencionei, há autores muito bons e outros nem tão bons, mas tem alguns autores que nem deveriam estar ali, ou melhor, deveriam voltar para a escola e aprender a escrever. 
Saber escrever não é um dom, qualquer pessoa pode escrever, desde que se dedique a isso. Mas o problema é que a pessoa não se dedica a escrever algo que valha a pena a ler e ainda por cima escreve errado. Muitas palavras com grafia errada, com erro de concordância verbal, entre outras atrocidades contra a língua portuguesa.
Acredito que nós blogueiros e leitores, acima de tudo, temos a obrigação de incentivar a cultura nacional e deixar de supervalorizar a cultura estrangeira, como acontece no Brasil. Temos muitos autores nacionais que são verdadeiras pérolas literárias! Quando me refiro a pérolas, não estou querendo fazer piada ou trocadilho, me refiro as verdadeiras pérolas, as pérolas raras, joias verdadeiras. Autores que escrevem maravilhosamente bem e esses autores, nós devemos divulgar e incentivar a leitura de seus livros!
Acredito que para ser um escritor, um bom escritor, o autor tem o dever de saber a língua portuguesa. Se tem duvidas quanto a grafia de alguma palavra, consulta um dicionário ou o dicionário online, mas pelo amor de Deus, não escreve errado!  Escrever errado é uma falta de respeito para com o leitor, sem falar que desanima quando começamos a ler um livro que contém milhões de erros de português! Além do autor ficar mal visto, perde a credibilidade com o leitor.
Existem muitos sites e até canais no YouTube que dão muitas dicas para quem tem o desejo de escrever um livro ou se tornar um escritor. Portanto, não é falta de informação, é preguiça mesmo! De pesquisar, de correr atrás para ser um bom autor. Um autor que se preocupa e respeita o leitor e não está somente interessado em fama literária. Aliás, escrevendo asneiras e ainda por cima cheio de erros, não vai ter boa fama nunca!
Deixo na sequência, alguns endereços, caso alguém tenha interesse em aprender mais ou apenas olhar por curiosidade, ou ainda indicar para aquele amigo que está louco pra escrever um livro.




Esses são apenas alguns exemplos do que tem na net para auxiliar um escritor que está se iniciando no mundo literário. Espero que tenham gostado do post e das dicas, não sou autora, mas sou leitora e como leitora,  muitas vezes fico decepcionada com alguns autores, que não levam a sério a língua portuguesa.
E vocês, o que tem a dizer sobre isso?



https://3.bp.blogspot.com/-V_s0kOAJqQs/V27G6yZ3ZLI/AAAAAAAACH4/XgGOv1_8-uMjy6ikpTVeBnk1icM9twzZQCKgB/s1600/ass.png 

69 comentários:

  1. Parabéns Sofia.
    Como sempre perfeita.
    Infelizmente, alguns "autores"acham que escrever é sinônimo de fama e/ou moda. Então, jogam qualquer coisa no aplicativo e pronto: se considera autor.
    Como você mesma disse, temos tantos recursos, basta fazer com responsabilidade.
    Parabéns por mais este texto.

    Beijos Autora Valentina Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Obrigada linda! Mas realmente acredito que quando fazemos algo movidos por amor, a perfeição é só um detalhe. Mas quando fazemos algo movidos a fama e dinheiro... bom, o resultado nós sabemos qual é!
    Bj querida!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    adorei sua postagem e concordo plenamente. Acredito que para ser escritor e publicar um livro deve haver muito estudo e dedicação. E claro que a internet pode auxiliar muito nisso.
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Fer! Escrever não pode ser encarado como modismo! É profissão e precisa ser levado a sério!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Adorei ver seu ponto de vista sobre isso. Não vejo muitas pessoas comentando sobre o assunto. Hoje todo mundo é escritor e formador de opinião. Acho que deveria haver um filtro aí. Pré-requisitos mínimos a se atender, algo do gênero. Minha opinião.

    Beijinho

    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Na verdade com a era digital, não existe muito filtro. As pessoas escrevem o que querem sem atentar para as consequências do que escrevem. É a nossa realidade!
      Bj

      Excluir
  6. Olá Sophia,
    Gostei muito da postagem.
    Nunca pensei em escrever um livro, mas acho que dominar a língua é essencial, assim como acho que nós precisamos incentivar a literatura nacional, pois muitos de nós dá apenas valor para o que vem de fora, que apenas o de fora é bom.
    Vou acessar os links que você deixou aí e vou passar para uma amiga que quer escrever.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Vc pegou bem o ponto da questão. Valorizar a literatura nacional é importante sim, mas desde que o que se escreve tenha conteúdo e uma boa revisão ortográfica!
      Bj

      Excluir
  7. Que coluna mais interessante. Realmente a nossa literatura precisa de um grande apoio, temos sim muitos escritores maravilhosos e outros nem tanto, também acredito que os blogs literários estão ajudando bastante a levantar a bandeira da nossa literatura. Eu sou escritora, tenho um livro publicado e outros dois para publicar e também sou blogueira literária. Só não curto o wattpad nem como leitora e nem como escritora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz! Que legal que vc é escritora! Então vc entendeu bem o ponto da questão. Tem muitos blogs que se propõem a incentivar a literatura nacional, tenho visto isso em muitos blogs que acompanho! Outros ainda são bastante reticentes quanto a nossa literatura, mas acredito que com o tempo, possa mudar. Quanto ao Wattpad, confesso que não era fã, pois o primeiro livro que me propus a ler nessa plataforma, era muito ruim. Mas depois conheci algumas autoras que saíram de lá e foram para o Amazon. São autoras ótimas. Escrevem maravilhosamente bem. E não é a toa que os livros delas estão indo super bem no Amazon!
      Bj e fico feliz que tenha gostado da coluna!

      Excluir
  8. Adorei a coluna e concordo com o que disse: Precisa haver mais respeito com o leitor, pois, na era digital, só não consegue uma informação quem é preguiçoso. Tudo está "ali", ao alcance de um "clique".
    E, claro, precisamos valorizar mais aqueles que verdadeiramente se importam com seus leitores e possuem, de fato, o dom de transmitir histórias: A BOA literatura nacional.
    Parabéns, Sofia! ❤

    ResponderExcluir
  9. Adorei a coluna e concordo com o que disse: Precisa haver mais respeito com o leitor, pois, na era digital, só não consegue uma informação quem é preguiçoso. Tudo está "ali", ao alcance de um "clique".
    E, claro, precisamos valorizar mais aqueles que verdadeiramente se importam com seus leitores e possuem, de fato, o dom de transmitir histórias: A BOA literatura nacional.
    Parabéns, Sofia! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Nika! Não quero desmerecer nenhum autor, acredito que há espaço para todos como em qualquer outra profissão. Mas é preciso ter respeito pelo leitor e também pelo outros autores iniciantes que estão divulgando seu trabalho. Quando um autor é muito ruim na escrita e no domínio da língua, não desmerece só o trabalho dele, mas de toda a categoria de autores nacionais.

      Excluir
  10. Oi.
    Parabéns pela nova coluna. E olha, você foi perfeita com as palavras. Penso assim também. Acho que o autor precisa ter esse respeito sim. Muitos querem apenas o dinheiro e vender algo e não possuem essa preocupação com a criação de um conteúdo excelente. Adorei suas colocações. E que venham mais posts assim viu?


    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise! Obrigada! E com certeza mais ter mais textos assim. Fico feliz que tenha gostado e compartilhado das minhas ideias e opiniões!
      Bj

      Excluir
  11. Oláaa!
    Adorei a nova coluna e concordo contigo.
    Escrever é um dom, e infelizmente muita gente por aí que se diz escritor não possui esse dom. Da mesma maneira que encontramos livros ruins desses ditos escritores, encontramos histórias incríveis em sites de fanfics ou no wattpad que mereciam ser publicados.
    Aprender a escrever requer prática e estudo, e muitos esquecem-se disto. Se eu quero que alguém leia minha obra, preciso ter no mínimo um cuidado para que este leitor encontre um bom conteúdo e não apenas em enredo, mas em relação ao domínio da língua portuguesa.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia!
      Muito boa a sua colocação! Tem muito autor bom que não tem reconhecimento e que vemos ultimamente as editoras procurando são autores que explorem os hots, mas nem todo leitor gosta de hot e nem todo autor escreve hot!

      Excluir
  12. Olá
    Você não falou palavras mas certas do que ao dizer que escrita não é um dom, qualquer um pode escrever rsrs. Eu tenho um imenso bloqueio de escrita e quando me sento para por no papel minhas idéias, não consigo trás ferir em mais de 20 e poucas páginas, o que é uma grande falham, já que desenvolver a obra é mais do que importante. Adorei o seu post, sempre é bom ouvir docas novas. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel não sou escritora então posso estar falando bobagem, mas não em bloqueio criativo, isso, pra mim, é desculpa de autor sem criatividade. Quanto mais lemos e observamos o mundo, mais aumentamos nosso potencial criativo para qualquer coisa que seja. Agora, ficar sentado em frente ao notebook esperando inspiração divina para escrever... sinto muito, mas vai continuar esperando. Ser criativo não é um dom, é questão de sensibilidade.

      Excluir
  13. Oi Sophia, realmente existem muitas pessoas aspirando a escritores e eu acho isso fantástico, porque mostra o quanto temos dentro de nós que sente a necessidade de ser compartilhada com o mundo. Adorei os links que você deixou, vou repassar!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Precisamos mesmo incentivar e divulgar a obra de bons autores.
      Bj

      Excluir
  14. Oi, Sophia
    Concordo que nós blogueiros devemos incentivar e divulgar obras nacionais que valem a pena. Realmente algumas pessoas escrevem ainda muito errado e devem sempre buscar crescer. É por isso que eu ainda não penso em escrever um livro, pois tenho muito que aprender.
    Gostei do post.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      É isso mesmo e hj com tanta informação, fica cada vez mais fácil encontrar subsídios e material de apoio para escrever um livro. Se vc tem essa preocupação, certamente seu livro terá qualidade não somente em conteúdo, mas na escrita também!
      Bj

      Excluir
  15. Olá!
    Adorei seu texto! Também participo de vários grupos na internet em que autores divulgam suas obras e sempre dou uma olhada. Mas o que realmente me desanima são esses erros de português. Se eu vejo um ou outro eu deixo de lado, mas quando eu vejo que é uma coisa recorrente eu desisto da história na hora. Isso me lembrou uma fanfic que antigamente todos falavam que era boa mas eu não conseguia ler porque era toda escrita em Caps Lock. Isso mesmo, horrível!
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      É isso mesmo, desanima ler um livro cheio de erros! Agora em Caps Lock não tinha visto kkkkkk! É o fim mesmo!
      Bj

      Excluir
  16. Olá!
    Acho que com a facilidade da publicação de livros por meio da internet (amazon, wattpad), todo mundo agora acha que é escritor.
    Não tem coisa pior do que você pegar um livro e parecer que está em chinês de tanto erro que ele tem.
    Acho que não custa nada ao autor estudar mais, buscar seu crescimento como profissional.
    Gostei das dicas que você deu e vou dar uma olhadinha nos links.
    Ótimo texto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess! É exatamente isso! E ainda tem o corretor do Word, que corrige muita coisa, então não sei como que a pessoa escreve tão errado assim. É como se ela escrevesse do mesmo jeito que fala.
      Bj

      Excluir
  17. Hey!
    Primeiramente: parabéns pela postagem! Eu mesma tenho uma coluna de dicas para escritores iniciantes assim como eu. Eu participo de vários grupos no facebook voltados para leitura e escritores do Wattpad, acompanho vários autores e até criei um projeto de resenhas no meu blog. Acho super importante apoiar quem está começando, sabendo, por experiência própria, o qual difícil é crescer quando se é iniciante. E é bom o autor estudar e se aprimorar sempre, eu mesma estou refazendo o meu primeiro livro e estou gostando bem mais do resultado. Quem sabe um dia vou para as prateleiras?
    Um abraço!

    https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Eduarda! Devemos apoiar e incentivar nossos autores, mas eles também devem estar abertos a criticas e sugestões.
      Bj

      Excluir
  18. Oiii Sophia, como vai?
    Que postagem incrível é essa garota? Fiquei aqui cheia de expectativa e creio que todos nós temos imensa sabedoria de poder escrever um livros destes, desejo muito sucesso a estes novos escritores <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Sabe que preciso conhecer mais esta ferramenta que é o Whattpad porque eu fui algumas vezes mas não fiquei muito e acho que é um lugar onde se conhece muitas coisas, boas e ruins. E você tem razão, escrever corretamente é uma obrigação.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice!
      Sim, no Wattpad tem muita coisa boa e legal, mas outras são perda de tempo. Dá uma olhadinha lá com mais atenção que vai achar coisas boas. Muitos autores saíram de lá para o Amazon e depois editora. Legal né?!!

      Excluir
  20. Oi Sophia, tudo bom?

    Gostei muito da sua coluna e confesso que concordo com você. Desanimei em ler livros no wattpad por isso, pois são erros gritanteS. Quando é algo básico incomoda, mas é relevante decorrente as vezes da vista cansada, entretanto muitas estórias boas desanimam qualquer um por apresentarem tais equívocos. Enfim, continue levantando essas questões, pois gostei bastante, e todas as dicas foram válidas. Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A intenção é essa mesmo. Não tenho a intenção de desanimar ninguém a escrever, pelo contrario. Que quem decida escrever, que leve em consideração essas questões!
      Bj

      Excluir
  21. Oi!
    Eu também acompanho alguns novos autores sempre que posso e algumas vezes já me decepcionei com a falta de atenção à língua portuguesa. O lado positivo é que também tem muita gente talentosa surgindo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelise! Sim, tem muita gente ótima escrevendo e que merece nosso apoio!
      Bj

      Excluir
  22. Olá!
    Realmente o número de pessoas que estão se aventurando em escrever é grande. Além da imaginação é de extrema importância saber escrever corretamente. É como você disse, dá preguiça de ler livros com zilhões de erros de português e outra, o autor fica "famoso" (na boca do povo) negativamente. Ótima resenha! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Janaína!
      E com certeza se o o livro é um fracasso, a culpa não é do leitor!
      Bj

      Excluir
  23. Oi, tudo bem? Acredito que escrever é um dom sim...um dim mágico onde alguém nos conduz para dentro de um livro e que quando percebemos estamos lá vivendo com os personagens e suas histórias. E um bom escritor estuda sempre.. pesquisa sobre o que vai escrever e claro se aperfeiçoa na sua língua.
    Achei suas dicas muito bacanas e valiosas para quem quer escrever! Vou até compartilhar com alguns amigos.
    BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila!
      Alguns fazem da escrita uma forma de viver e ver o mundo, outros fazem da escrita, uma forma de ganhar dinheiro. Essa é a diferença entre autor bom e autor ruim!
      Bj

      Excluir
  24. Oie, Sofia!
    Acho essa vibe de todos quererem escrever um livro muito boa, mas o ego e a vontade de sucesso imediato é bem ruim, principalmente quando a pessoa acha que ela é a reencarnação de Machado de Assis e não precisa praticar. Escrita pode ser talento, mas sem dúvida é prática!
    Eu já peguei uns livros bem complicados...
    Beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  25. Adorei as dicas, e eu também participo de vários grupos assim, e é bem possível que estejamos nos mesmos grupos ;D . Uma das coisas que mais faço e com prazer, é divulgar a literatura nacional. Eu amo antes de mais. Adoro as história e o contato próximo que temos com eles me fascina. Ganhei muitos amigos nesse meio, e isso e deixa mega orgulhosa. Amei teu post.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nelma!
      Acho que fazemos parte de alguns grupos juntas sim! Obrigada e espero que a literatura nacional cresça com qualidade!também conheci muita gente legal nesse meio, o que me deixa muito feliz!
      Bj

      Excluir
  26. Já cheguei a receber um livro para resenha que tinha tantos, mas tantos erros, que não consegui ler. Devolvi pro autor e disse que ele precisava de uma revisão séria antes de mostrar esse livro para alguém. O mínimo que se espera de um autor é que ele saiba escrever, né? E hoje tem tantos recursos, até dicionário online pra conferir a grafia mesmo... E erro de concordância... Socorro! Fico enlouquecida. Ideias muito boas se perdem porque a pessoa não se dá ao trabalho de escrever direito. Mas sim, também temos autores maravilhosos que merecem todo o nosso apoio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Ju! Escrever todo mundo pode! Mas tenha dignidade e respeito por si mesmo e pelo leitor, principalmente!
      Bj

      Excluir
  27. Olá tudo bem??
    Adorei o tema do post, acredito que os novos autores precisam ter a consciência de que escrever apenas por escrever e fazer um livro que não seja digno de leitura deveria ficar apenas para eles mesmos, mas sou a favor do incentivo a leitura e a escrita, então vamos torcer para que muitos desses novos autores sejam bons e que valha a pena o livro ser lido!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!Assim esperamos. Que a literatura nacional floresça e que suas flores sejas lindas e perfeitas, sem ervas daninhas para estragar a beleza!
      Bj

      Excluir
  28. Oi, Sophia!
    Muito interessante você falar sobre esse tema, é realmente de suma importância o valor e cuidado com a Língua Portuguesa ao escrever, principalmente quando sabemos que muitos novos autores podem ter histórias incríveis por compartilhar com seus leitores, mas que acabam por não serem lidos por erros sérios assim, porque realmente fica complicado de ler algo quando se tem tanto erro, a gente acaba desconcentrando da leitura e do enredo. Por isso mesmo sempre reviso demais as minhas próprias histórias, todo cuidado é pouco, rs. Um site que recomendo demais para auxiliar os escritores, não apenas no âmbito gramatical, mas em todos os aspectos da escrita e da narrativa como um todo mesmo, é o Ficção em Tópicos; já me ajudou demais, principalmente com diálogos e personagens.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  29. Oi Sâmmy!
    Adorei a dica e pode ter certeza que no próximo post vou colocá-lo!
    Bj

    ResponderExcluir
  30. Oi Sophia!
    Adorei a nova coluna, por favor, traga mais posts assim!
    Realmente, a cada dia aparecem mais "zilhões" de escritores, e a maioria não tem preparo, acha que é só escrever alguma ideia que teve e isso já é um livro. Conheço tantos autores nacionais ótimos que penam no seu processo de escrita, porque pesquisam, editam, apagam, recortam... Escrever um livro é um processo longo e que tem muitas partes, não é só escrever, precisa ter uma revisão, uma edição... Só que parece que muitos não se importam com isso e quando nós leitores reclamamos, ainda acham ruim! É mole??!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia!
      Obrigada!
      E concordo com vc, escrever da dá trabalho e percebemos na leitura o quanto o autor se empenhou em desenvolver seu livro. Quando o autor é pesquisador, seus livros e sua escrita são magnificas, envolvem completamente o leitor.
      Bj

      Excluir
  31. Ooi, Sophia! Tudo bem? :)
    Ameeei o post! Amo essas colunas com dicas, informações etc.
    Infelizmente, para alguns autores, escrever não passa de um trabalho a qual ele ira ganhar por isso.
    É tão bom ler um livro e sentir que o autor escreveu com a alma aquilo, pensando em tudo com carinho e fazendo com bastante dedicação. <3 Concorda?

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catrine!
      É isso mesmo! Se dedicar com a alma!
      Bj

      Excluir
  32. Bem, é um tema delicado este do post, em partes concordo sim, o mercado atualmente, está digamos, mais fácil para qualquer um publicar um livro, seja pelo Wattpad, ou até a Amazon, mas acredito que não seria o caso da pessoa saber tudo, compreender nossa língua e evitar erros comuns é a chave, mas como somos seres humanos podemos errar e ai é que entra o revisor. Acredito que antes de mais nada, o autor deve ter em mente que precisará sim de uma pessoa para betar o livro e revisar a história, pois lança-la crua no mercado é um erro, pois mesmo que este conheça a fundo nossos termos de linguagem, quem garante que está 100%? Nem mesmo nas grandes editoras é assim, por isso mesmo é fundamental não só pesquisar e se adequar, mas ter uma pessoa ou pessoas que possam revisar esse livro e não só na parte de grafia, mas também na lapidação do texto. Enfim, apesar de não concordar com tudo no post, foi um texto interessante e com boas dicas, espero que seja proveitoso para os novos autores.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammy!
      Concordo com vc e foi justamente esse visão que quis dar. De que escrever um livro é trabalhoso e exige sacrifícios. Para muitos autores, ser escritor e profissão, para outros é lazer e para alguns, uma forma de tentar ganhar fama e dinheiro. Mas isso não acontece só no mundo literário e sim em todas as profissões.
      Bj

      Excluir
  33. Prezo muito por um livro sem erros de português, erros de digitação até vai, agora de português... Relevo se for uma coisa que outra, mas eu já li um livro que ele era inteiro cheio de erros, e erros bobos. O que dá raiva é que as pessoas publicam e nem passam por um revisor antes, imagino que deva ser caro, mas é melhor do que publicar uma obra com esse tipo de erro, né?
    Adorei a coluna!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa!
      Obrigada e concordo com vc, não tem coisa mais desagradável do que ler um livro cheio de erros e como vc disse, erros de digitação até são perdoáveis. Agora imagine vc lendo aquele livro maravilhoso, mas não consegue avançar por conta dos erros? Isso já aconteceu comigo... é muito frustrante!
      Bj

      Excluir
  34. Oiii!!

    Eu achei a ideia ótima! Preciso confessar que tenho sim um preconceito em relação alguns novos escritores, Não todos, mas com os muito novos, acho que alguns são muito precoces, nem chegaram no ensino médio e consequentemente não sabem muito sobre nossa língua. Acho que não é apenas sonhar em ser escritor é sim, estudar muito para se tornar escritor.

    Espero ver muitos desses posts por aqui.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Que bom que gostou! eu também tinha um certo preconceito, mas depois que conheci escritoras maravilhosas, passei a rever um pouco meus conceitos quanto a nossa literatura. Em todos os lados, sempre vamos ter pessoas boas, pessoas ruins e pessoas extraordinárias.
      Bj

      Excluir
  35. Oiee Sophia ^^
    Nossa, eu já li tantas histórias com tantos erros que até desisti de finalizar muitas. Não aguento ver erros, me dá uma coceira nas mãos, eita vontade de corrigir! Às vezes eu não aguento e acabo fazendo isso mesmo, mas de vez em quando consigo me segurar. Realmente, não dá para escrever um livro se a pessoa nem sabe escrever, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh!
      Olha, sou igual a você, começo a corrigir quando vejo muitos erros! Não me aguento! rsrsrs
      Bj

      Excluir
  36. Gostei da ideia e da coluna, infelizmente não leio muito no Wattpad, mas tentarei aderir o costume, já que é uma plataforma que ajuda a divulgar excelentes escritores nacionais. Concordo que precisamos divulgar a ideia de que livros nacionais também são de qualidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Fernanda!
      Conheça sim que vale a pena! O que gosto na plataforma é a interação autor/leitor. É muito legal!
      Bj

      Excluir
  37. Oi Sophia, tudo bem?
    Amei o seu post, ele é muito útil para todos aqueles que querem escrever um livro, ótimas dicas e fatos sérios. Ainda bem que hoje em dia tem o wattpad que facilita um pouco o processo para os novos autores, eu também sempre que posso dou uma passada lá para olhar o que tem de novo. Sou fã da literatura nacional e sempre apoio e indico nossos autores. Gostei muito de ver seu post!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kétrin!
      Considero super importante apoiarmos a literatura nacional que vem crescendo amplamente! Mas também não deixo de ler autores estrangeiros!
      Bj

      Excluir
  38. Querida Sofia, li com muto interesse o seu texto e também as questões que foram comentadas posteriormente. Não somente como autora, mas principalmente como leitora, concordo com tudo o que foi brilhantemente debatido acima. Erros de gramática e de ortografia, são problemas gravíssimos na literatura. Inclusive eu já tive problema com uma editora, pois paguei uma revisão e os erros que tive quando escrevi minha história, persistiram... então, tive de contratar outra revisora, que me acompanha até hoje, pois sei que apesar de escrever relativamente sem erros, ainda tenho falhas, e quero que meus leitores possam ter uma leitura fluente. No entanto, quero também aqui, colocar outro ponto: a questão de autores escreverem de qualquer forma, sem se aterem a importância das pesquisas. Com isso, lemos uma quantidade imensa de textos, com erros. Saber como funciona a realidade sobre a qual se escreve é primordial ao escritor! E isso demanda muita pesquisa... o que muitos não fazem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tuka! Adorei seu comentário e também concordo com tudo que disse. É preciso ter comprometimento e ética profissional, tanto das editoras quanto dos escritores. Pois um escritor ético e que tem na escrita sua profissão, está comprometido em publicar um bom trabalho, pois respeita o leitor e não quer desapontá-lo. Um bom escritor, que se preocupa com o leitor, tem o comprometimento de fazer uma boa pesquisa antes de escrever e além de proporcionar diversão para o leitor, proporciona aprendizado, com informações consistentes e fundamentadas, sem "achismos".
      Bjo querida e sucesso para vc! Conheço seu trabalho como escritora e não só admiro, como respeito muito seu trabalho, pois sei que é trabalhoso escrevem um livro, ainda mais os seus, com enredos de época que exige muita pesquisa!

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.