RESENHA 118: Prata Pura - A. Alevato

Olá Colecionadores! Tudo bem com vocês?
Vamos de resenha nacional hoje?



Livro: 005/2019 
Literatura Nacional (Ebook)
Data de término: 12/01/2019


Sinopse:  A moça mais desejada do reino é acusada de comprometer o Príncipe. Forçada ao casamento, a filha da Condessa não sabe como poderá provar algo que não fez. Uma detetive é contratada para solucionar o problema - e acaba se apaixonando pelo rapaz errado.

Enquanto o Brasil lutava nos primeiros anos de sua independência, o Império de Boaventura prosperava. Uma revolução, todavia, armava-se e as estruturas poderiam ser comprometidas.
Com uma narrativa bem costurada, a autora apresenta personagens marcantes em um contexto no qual mulheres são o sexo forte e aos homens é relegado o papel de cuidarem do lar. Sem descuidar do toque romântico, A. Alevato traz um cativante romance de época com pitadas históricas.

Quando me propus a ler, não sabia ao certo o que esperar do livro. Li a sinopse, que não me chamou a atenção, porém a capa era convidativa. No inicio, fiquei completamente perdida, não conseguia me achar no livro, mas resolvi insistir e quando estava quase a ponto de abandonar o enredo, finalmente ele se abre e começo a entender sobre o quê era o livro. Porém, o fato de eu ficar perdida no inicio não tem a ver com a escrita, e sim comigo mesmo; os livros de suspense que o digam! 
Para ser mais exata no ponto em que o livro realmente me despertou, foi quando uma determinada personagem apareceu em cena e, para mim, se era para ser uma coadjuvante, se tornou a personagem principal: Ana/Ace.
Mas sobre o que é o livro afinal de contas? Para quem é amante de livros de época e romances históricos tem mais do que enraizado o papel feminino nessas sociedades. Agora imagine se fosse o inverso? As mulheres no poder e os homens na posição se sexo frágil, com falta de inteligencia e que precisam proteger a reputação? É exatamente isso que este livro nos mostra. 
Prata Pura nos apresenta uma diversidade cultural impressionante, aborda questões raciais de uma forma que nos fascina, trazendo um cenário totalmente utópico, o Império de Boaventura.
Outros pontos que chamaram a minha atenção no livro foi como a autora coloca a mulher nesta sociedade e a forma como elas governam, que não é muito diferente do jeito masculino de governar e que elas também estão sujeitas a se deixar levar e envolver por situações que beneficiam a si mesmas, sem se importar com as consequências para o coletivo, desde que o particular esteja salvo. Também é nítido a forma como as mulheres, nesta sociedade utópica de Boaventura, se dividem em classes sociais e a importância de um titulo nas relações sociais, ou seja, não importa se é homem ou mulher quem governa, os maus hábitos sempre permanecem, como a hierarquia, dinheiro e poder.
É um livro que levanta algumas situações que nos fazem refletir a respeito. Gostei muito da leitura e super indico! O inicio é um tanto confuso, ou talvez eu tenha achado confuso, mas é uma leitura que vale a pena. Uma escrita fluida e com uma linguagem própria para a época em que se passa a história.

Disponível no Kindle Unlimited: https://amzn.to/2RLcjmF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.