RESENHA 94: Contumélia - Lilian Peixe

Olá Colecionadores! Tudo bem com vocês?
Vamos de Nacional hoje?


Livro: 122/2018 
Literatura Nacional (Ebook)

Data de término: 16/11
   Skoob / Facebook / Comprar

Sinopse: Inês é uma jovem desesperada! 

Ela completou 16 anos e D. Constância, sua madrinha com quem ela mora, decidiu que ela precisava de um noivo. O problema é que, miseravelmente, D. Constância escolheu um pretendente absolutamente intragável, o Sr. Macedo. 

Agora a única esperança de Inês, para não acabar casada com alguém que ela não suporta ou ir para um convento, é o súbito interesse que Henrique, um velho amigo da família, passou a demonstrar por ela. Contudo, ela não sabe se as intenções dele são realmente sérias e antes que possa descobrir, é enviada numa viagem inesperada para o noivado de sua prima Cecília em Petrópolis. 
Assim, em meio ao burburinho causado pelo misterioso assassinato do barão de Araribá em Paraíbuna, Inês e sua espirituosa companheira Teresa acabarão envolvidas em inusitadas e perigosas aventuras. 



"Eu nunca havia cogitado a possibilidade antes, porém naquele instante me casar com o Henrique parecia uma ótima idéia. Ele não me causava náuseas como o Macedo e, além disto, não me arrastaria para uma fazendinha no meio do mato. Ele morava na agitada cidade de Paraibuna, onde ocasionalmente famigerados barões e filhos de viscondes de fama pouco honrosa duelavam por senhoras de má reputação. Além disto, ele também não era nada feio.

- Eu não acredito que as intenções do Sr. Azevedo sejam sérias. – retorquiu D. Constância.
- E se forem? Ele insistiu para que viéssemos almoçar aqui no próximo domingo.
- Almoçar aqui? D. Clarissa e sua mãe costumam almoçar aqui também, sabia? Ele que nos aguarde sentado. A melhor escolha é o Sr. Macedo que está aguardando apenas um empurrão seu para fazer o pedido.
- Eu prefiro empurrá-lo embaixo de um trem. 
- Não fale assim, ele é um bom homem. – repreendeu D. Constância.
- Pode até ser, mas eu não o suporto.
- Você é muito geniosa, como sua mãe. Mas assim como ela, um dia vai ter que colocar um pouco de juízo na cabeça."

Quando fui convidada a ler e resenha este livro, aceitei com um pouco de receio, já que nunca tinha ouvido falar no livro e nem a autora eu conhecia. Dei uma espiada na capa, vi quantas paginas tinha, por fim li a sinopse e pensei: não deve ser tão ruim!
Do dia que recebi o livro até decidir ler, se passaram 10 dias. Até que não demorei muito. Sem mais delongas, vamos ao livro.
Confesso que foi uma grata surpresa. A história é ambientada no Brasil, com uma riqueza de detalhes que conseguimos visualizar cada cena, como se estivéssemos participando da trama. A linguagem usada é totalmente adequada para a época em que se passa, contém alguns erros que são por falta de uma boa revisão, porém nada que atrapalhe a leitura.
Os personagens são muito cativantes e a personalidade condiz com a idade de cada um. Nossa mocinha tem 16 anos e vivenciará grandes aventuras. Nosso mocinho, não é muito mais velho e não saberia dizer a idade precisa dele (não lembro se a autora menciona ou se eu passei batido por este detalhe). André, o mocinho, será o responsável por levar Inês, a mocinha e Tereza, sua mucama, viverem grandes aventuras e perigos também.
O livro tem drama, tem humor e tem suspense. A autora conduziu maravilhosamente bem, até as ultimas paginas do livro, conseguindo manter o suspense. Se bem que eu não sou parâmetro para questões de raciocínio logico, já que sempre descubro o assassino quando ele se revela!
Enfim, gostei muito do livro, uma história que me surpreendeu pelo enredo, pela linguagem pela personalidade dos personagens, pela riqueza de detalhes nas cenas e por ser uma história de amor pura, ingenua, sem a exploração da sensualidade e os arroubos eróticos, tão comuns nos livros de hoje. Essa história me lembrou muito o livro Edenbrooke, que é um livro com um romance leve e cheio de aventuras, que explora o desenvolvimento afetivo dos personagens e não a atração sexual.
Para quem gosta de romances de época ingênuos, sem aquela pitada hot, vai se encantar por este. Super recomendo a leitura!

2 comentários:

  1. Oi Sofia.
    Gostei do plot do livro e o fato de não ter cenas hots, não me incomoda se for bem escrito. E este parece ser o caso deste. Como a Janise, fiquei meio incomodada em não saber a idade dele, já que a mocinha é tão jovem. rsrsrsr
    Ótima resenha. Dica anotada.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Lia! Quanto a idade, acredito que ele tenha em torno de 20 anos, é bem jovem também. Vai gostar do livro é muito fofo!

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.